EconomiaEducação Financeira

Nome negativado: o que fazer?

Ter o nome negativado com certeza é uma situação muito desagradável! De acordo com o SERASA, em agosto de 2021 o número de brasileiros com o nome negativado, ou nome sujo, era de quase 60 milhões. Esse número representa 40% da população brasileira e é um sinal das dificuldades financeiras que de fato vieram com a pandemia de covid-19.

Apesar de ter várias consequências negativas, ter o nome negativado não é o fim do mundo. Desse modo, nesse artigo, vamos ensinar o que fazer para limpar seu nome e voltar a ter a consciência e a vida financeira tranquilas!

O que é ter o nome negativado?

Ter o nome negativado, ou sujo, quer dizer que o seu CPF ou CNPJ foi inscrito na lista de inadimplentes dos órgãos de proteção ao crédito, como o SPC ou o SERASA.

Quando não é possível pagar nossas contas mensais, quitar empréstimos ou arcar com qualquer compromisso financeiro, nos tornamos inadimplentes. Depois de algumas tentativas de negociação, a empresa para a qual devemos pode decidir cadastrar nosso nome nos serviços de proteção ao crédito, fazendo assim com que nosso nome fique negativado.

Com isso, a empresa pretende pressionar o cliente para que o pagamento ocorra. Após a inscrição na lista de inadimplentes, o órgão de proteção ao crédito entra em contato com o devedor, informando-o da situação e dando um prazo de 7 dias para pagamento da dívida antes que o nome seja negativado.

+ Empréstimo alternativo: 7 tipos para negativados

Quais as consequências de ter o nome negativado?

Em primeiro lugar, todos os bancos, empresas e instituições de crédito têm acesso à lista de inadimplentes do SPC / SERASA. Isto é, ao ter seu nome negativado, todas as instituições financeiras saberão que você se encontra nessa situação

A partir daí, será muito mais difícil conseguir linhas de crédito pois as instituições financeiras se sentirão inseguras ao deixar que você adquira mais uma dívida. Em resumo, a sua reputação fica manchada e você é visto como um “mau pagador”.

As principais consequências são:

  • Dificuldade de conseguir empréstimos ou financiamentos;
  • Diminuição da sua pontuação no score do SERASA, pontuação utilizada para definir a sua situação financeira para outros bancos e instituições;

+ Saiba aqui como aumentar sua pontuação no score do SERASA.

  • Suspensão ou diminuição do limite do cheque-especial, cartão de crédito ou talão de cheque;
  • Dificuldade para abrir conta bancária, dependendo da instituição.

CPF negativado x CPF suspenso ou cancelado

Muitas pessoas confundem esses dois termos, mas eles significam coisas bem diferentes. Como você já viu, ter o seu nome negativado é estar inscrito como inadimplente no SPC ou SERASA. Tanto pessoas físicas quanto pessoas jurídicas podem estar nessa situação, então algumas pessoas chamam essa situação de estar com o CPF ou CNPJ Negativado.

Ou seja estar com o CPF cancelado ou suspenso é diferente. Isso ocorre geralmente quando há falta de pagamento de impostos ou divergências na declaração do imposto de renda.

Com o CPF cancelado ou suspenso, a situação é mais grave porque o problema é direto com a União. CPF pendente de regularização, cancelado ou suspenso podem te impedir de votar, tirar seu passaporte, prestar concursos públicos e abrir contas bancárias

Para consultar a situação cadastral do seu CPF, visite o site da Receita Federal.

O que fazer quando se está com o nome negativado?

Primeiro, é preciso saber se a cobrança realmente procede. Embora seja mais raro, é possível que seu CPF esteja “sujo” indevidamente. De fato se esse for o caso e você estiver sendo cobrado por uma dívida que não fez, uma conta que já foi paga ou um serviço que já cancelou, é possível protestar.

Dessa maneira, ter o seu nome negativado indevidamente, te dá inclusive margem jurídica para pedir uma indenização. A empresa Resolvi é especialista e pode analisar o seu caso gratuitamente. Basta consultar o site.

Agora, por outro lado, se realmente você está com dívidas que não conseguiu quitar, a única maneira de limpar o seu nome é fazendo o pagamento. Mas não se preocupe! Você pode conseguir bons negócios e negociar sua dívida com até 90% de desconto em algumas plataformas online.

BLU365

A Blu356 é uma dessas plataformas que te possibilita negociar sua dívida com os maiores bancos, lojas e empresas de telefonia do país em apenas 5 minutos. A Blu365 já ajudou mais de um milhão de brasileiros a saírem das dívidas e entrarem no azul e oferece também soluções de crédito.

No site, você consulta seu CPF gratuitamente e recebe opções de acordo das empresas cadastradas. Escolha o melhor acordo para você, faça o pagamento e tenha seu nome limpo em até 5 dias úteis!

Recovery

Já a Recovery oferece diferentes formas de parcelamento e acordos de até 90% para suas dívidas. Com mais de 800.000 clientes atendidos e 20 anos de experiência no mercado, essa é uma plataforma completamente segura e fácil de usar.

Entre no site, consulte seu CPF e veja os acordos disponíveis. Escolha o melhor para você, selecione a forma de pagamento e parcelamento e pronto! Após 5 dias do pagamento da primeira parcela, seu nome estará limpo.

Existe a chance de a empresa para a qual você está devendo e que foi responsável por negativar seu nome não seja parceira de nenhuma dessas plataformas online. Nesse caso, você precisará negociar diretamente com seu credor. 

Como saber se estou com o CPF negativado?

Para consultar seu CPF ou CNPJ, você tem várias opções.

O SERASA oferece a consulta gratuita e também te oferece a opção de renegociar dívidas online. Basta acessar o SERASA Limpa Nome para fazer a consulta e descobrir se seu nome está negativado e quais dívidas você tem.

Outra opção mais completa é a do site do SPC. Essa consulta mostra também quem consultou seu CPF ou CNPJ nos últimos seis meses e informações mais detalhadas sobre sua situação fiscal.

Para consultar gratuitamente seu CPF na Recovery, clique aqui.

Ou entre no site da Blu365 para consultar gratuitamente seu CPF ou CNPJ.

+ Como conseguir um empréstimo para negativado?

Cuidados ao limpar nome negativado

Dessa maneira, antes de quitar suas dívidas, tenha certeza que elas não são cobranças indevidas e que você realmente de fato comprou ou contratou o que está sendo cobrado.

Depois, sempre tente negociar suas dívidas. Você poderá conseguir bons descontos com pagamento à vista, mas deve escolher uma forma de pagamento que não complicará ainda mais sua situação financeira.

Por último, a fim de que não caia em golpes, utilize empresas confiáveis de negociação de dívidas online, como as que citamos nesse artigo. Se for fazer o pagamento por fora, diretamente com o credor, tenha certeza de documentar bem todo o processo.

Se em até 5 dias úteis depois do pagamento integral ou da primeira parcela seu nome ainda estiver negativado, você poderá protestar contra negativação indevida.

+ Psicologia financeira: conheça suas necessidades

banner-blog-simulacao-de-credito-veja-agora

Gostou das informações? Deixe seu comentário e compartilhe pelas suas redes sociais. Quer receber novidades e conteúdos do Momento Finanças direto pelo celular? Participe do nosso canal no Telegram. 😉

[mc4wp_form id="1268"]
Achamos que você vai gostar