O que é Empréstimo Consignado? Entenda de uma vez
14 de outubro de 2021Taxas menores. Prazos mais flexíveis. Valores maiores. Descubra agora como funciona o empréstimo consignado e quais são todas as vantagens de optar por essa linha de crédito.
O empréstimo consignado é uma modalidade excelente para quem busca crédito rápido e seguro. Apesar de ser pouco conhecido pela maioria dos brasileiros, o empréstimo consignado possui taxas bastante acessíveis e uma boa taxa de aprovação, além de valores e prazos maiores.
Como funciona Empréstimo Consignado?
Nesse tipo de empréstimo, as parcelas de pagamento são descontadas diretamente da folha de pagamento ou do seu benefício do INSS. Por isso, para solicitar esse tipo de crédito você precisa ter uma renda mensal fixa e comprovada.
Esse crédito está disponível para quem:
- Aposentado ou pensionista do INSS;
- Servidor público;
- Militar das Forças Armadas;
- Ou empregado assalariado contratado no regime de CLT.
Por ser um empréstimo bem seguro para as empresas credoras, o crédito consignado é um dos mais saudáveis também para quem precisa solicita, afinal ele possui menores taxas de juros e maiores prazos.
Para você ter uma ideia, segundo o Banco Central, os juros do cartão de crédito chegam a 300% ao ano e os de empréstimo pessoal em torno de 99% ao ano, enquanto o empréstimo consignado variam de 20,5% para funcionários públicos a 29% para funcionários do setor privado.
Qual a diferença entre empréstimo consignado e pessoal?
A principal diferença está na ligação direta com a renda mensal. No empréstimo consignado, o valor disponibilizado é baseado na sua renda. Ou seja, quanto maior o seu salário, maior a quantia disponível para solicitação.
No entanto, as parcelas não podem comprometer mais do que 30% da sua renda, em caso de funcionários privados e 35% para as demais categorias. Sendo assim:
As principais vantagens do empréstimo consignado são:
- Menores taxas de juros;
- Alta taxa de aprovação (mais fácil conseguir);
- Maiores prazos;
- Mais segurança na quitação da sua dívida, já que o valor é descontado automaticamente;
- Pode ser utilizado para qualquer finalidade, sem necessidade de comprovação;
- Não há tempo mínimo de carteira assinada para solicitar esse empréstimo;
- Você pode utilizar até 10% do seu FGTS para quitar seu consignado;
- Muitas instituições financeiras oferecem esse empréstimo sem consulta ao SPC ou SERASA, então você pode conseguir sua aprovação mesmo estando negativado.
As principais desvantagens são:
- É restrito para funcionários públicos ou privados;
- Valores limitados pela renda;
- Para quem trabalha em instituição privada, sua empresa precisa estar conveniada com um banco ou instituição financeira para oferecer o empréstimo
- A empresa empregadora é responsável por reter e fazer o repasse das parcelas, portanto ela tem um papel fundamental no empréstimo consignado.
Taxas do consignado
As taxas de juros dessa modalidade de crédito são limitadas por lei. Veja abaixo as condições para cada situação:
Empréstimo Consignado para Aposentados e Pensionistas do INSS
- Taxa nominal mensal máxima de 2,08% e prazo de pagamento de até 72 meses
Consignado para funcionários públicos
- Taxa nominal mensal máxima de 2,05% e prazo de pagamento de até 96 meses
- Para funcionários privados, as taxas variam e você pode consultar o Banco Central para comparar as taxas dos principais bancos.
Com taxas tão baixas em comparação a outras modalidades no mercado, sem dúvida que o consignado se torna bastante atraente na hora solicitar um empréstimo. É nesse momento que vem a mente a pergunta: “Como solicitar?” e nós te respondemos tudo a seguir.
Como solicitar empréstimo consignado sendo funcionário privado?
Se você é funcionário privado e deseja contratar um crédito consignado, isso só será possível se a sua empresa tiver parceria, um convênio, com alguma instituição financeira.
Então, antes de mais nada o que precisa fazer, é procurar o departamento de Recursos Humanos (RH) da sua empresa e descobrir se ela oferece esse benefício.
Sendo a resposta positiva, você pode então verificar qual ou quais são as instituições financeiras conveniadas da empresa para estudar as ofertas de cada uma e escolher a que mais se enquadrar as suas necessidades.
Por fim, se você optar por seguir com alguma oferta, a empresa empregadora passará seus dados para a instituição conveniada fazer uma análise da sua solicitação antes de aprová-la.
Já se a resposta for negativa, ela não possuir convênio com nenhum instituição financeira, aconselhamos que você sugira ao seu RH. Comunique o seu interesse, converse abertamente sobre o assunto. Afinal, a opção de empréstimo também é um benefício para os funcionários.
Explique que empresa empregadora não fica responsável por pagar as parcelas, apenas por repassá-las. Portanto, não corre riscos na operação. Logo, esses benefício podem contribuir com a saúde financeira de seus funcionários, principalmente em um momento de emergência, além de ajudar com objetivos maiores.
Como solicitar consignado: aposentados e pensionistas do INSS
Se você é aposentado ou pensionista do INSS, pode conseguir seu empréstimo consignado com menos burocracia, porém antes de tudo é preciso liberar o seu benefício para esse tipo de operação.
Entre no site do Governo Federal, vá até a opção “SERVIÇOS” e em seguida Bloquear ou Desbloquear Benefício para Empréstimo. Preencha seus dados e siga o passo a passo. Em até 30 dias, o seu benefício poderá estar liberado para empréstimos.
Assim que liberado, você pode começar a escolher a melhor oferta entre os bancos ou instituições financeiras e solicitar seu consignado.
Como solicitar crédito consignado sendo funcionário público?
Para funcionários públicos, assim como para outros perfis já falados, é necessário que a instituição financeira ou banco fornecedor do empréstimo seja conveniado ao órgão pagador do salário.
Você pode descobrir essa informação diretamente no órgão público ou fazer uma simulação na EasyCrédito para já receber as ofertas compatíveis.
Dicas e o que você precisa se atentar antes de solicitar
Apesar de ser uma das modalidades mais saudáveis de crédito, o empréstimo consignado é um empréstimo como outro qualquer, e por isso deve ser fruto de um planejamento financeiro.
Use para quitar várias dívidas ou uma com taxas abusivas
O consignado pode ser muito vantajoso no caso de refinanciamento de empréstimos também. Ou seja, se você tiver dívidas com taxas de juros mais altas, você pode tentar negociar com a instituição credora para quitar utilizando o valor do consignado. Dessa forma, você consegue mais tranquilidade para administrar apenas uma dívida e taxas mais baixas por mês.
Avalie suas condições de pagamento
Reflita bem antes. 30% da sua renda mensal é uma porcentagem alta e você deve ter a certeza de que poderá pagar todas as outras contas com os 70% restantes. Caso contrário você pode acabar se endividando ainda mais.
Afinal, essa não será uma parcela que você pode escolher não pagar ou atrasar, pois será descontada automaticamente do seu salário. Além disso, os prazos para esse tipo de crédito são bem longos, o que faz o planejamento ainda mais necessário.
Por último, estude bem seu contrato de empréstimo: saiba quais as taxas, qual o valor total pago no final, o que acontecerá em caso de demissão, etc.
Ficou alguma dúvida? Deixa nos comentários que a Momento Finanças te ajuda!
Participe do nosso canal no telegram e receba em primeira mão todos os conteúdos.