7 dicas para vender imóvel de forma rápida e segura
30 de janeiro de 2023Decidiu vender imóvel? Agora existe uma série de tarefas a fazer para que a venda ocorra. Nesse artigo vamos te dar todo o passo a passo para vender imóvel de forma rápida e segura.
Muita gente escolhe vender seu imóvel para investir em outra propriedade ou projeto ou mesmo para quitar dívidas. Mas você sabia que com o empréstimo com garantia você pode manter o seu imóvel e utilizá-lo para conseguir as melhores condições de crédito e realizar o seu objetivo?
+ Clique aqui para solicitar seu empréstimo com garantia.
Agora, se você vai mudar de cidade ou viu que a venda é mesmo a melhor opção para você, basta continuar lendo até o final, pois vamos falar sobre a documentação necessária e o passo a passo para você vender imóvel!
Passo 1 para vender imóvel – Organizar a documentação
Muita gente deixa esse passo por último, mas recomendamos que na hora de vender imóvel você já prepare toda a documentação antes mesmo de anunciar. Porque se existe uma coisa que pode atrapalhar o processo de venda ou mesmo causar desistência nos possíveis compradores é um erro na documentação.
Por isso, você vai precisar reunir alguns documentos sobre você (ou pessoa que tem a propriedade do imóvel) e outros documentos sobre o próprio imóvel. Esses são os documentos que você vai precisar enquanto vendedor:
- CPF (do vendedor e do cônjuge);
- certidão de nascimento ou de casamento, se o vendedor for casado;
- certidão de feitos da Justiça Federal e da Justiça do Trabalho;
- documentos de identidade;
- certidão de distribuidor cível;
- certidão negativa do ofício de interdição e tutelas.
Já para o imóvel, esses são os documentos principais:
- cópia autenticada da escritura definitiva do imóvel;
- certidão negativa vintenária de ônus reais;
- registro de ações reipersecutórias e alienações;
- Planta do imóvel assinada por engenheiro arquiteto e aprovada pela prefeitura da cidade;
- cópia autenticada do IPTU do ano e parcelas pagas;
- certidão negativa de impostos e de débitos condominiais, caso o imóvel fique em condomínio;
- averbação da construção.
Viu só a quantidade de documentos necessários? Por isso indicamos que você faça essa parte burocrática primeiro, já que se houver algo para regularizar você terá tempo e não vai perder a venda.
Passo 2 para vender imóvel: decidir se vai vender sozinho ou com auxílio profissional
A dúvida mais comum é se vale a pena tentar vender seu imóvel sozinho ou se é melhor contratar um corretor ou imobiliária. Aqui, não existe certo ou errado, mas o que é melhor para a sua realidade.
É preciso avaliar, por exemplo, quanto tempo você tem disponível e qual é a urgência da sua venda. Se você não tem muito tempo, talvez seja melhor confiar em um profissional ou imobiliária. Procure por referências.
Ao escolher um profissional, saiba que os custos não são baixos. Geralmente é cobrada uma porcentagem sobre a venda do imóvel. Afinal, a taxa média é de 7%, o que pode se traduzir no valor de um carro, dependendo do preço da casa.
Ao vender sozinho você terá que fazer os anúncios, as visitas e as negociações. Porém, poderá valorizar melhor os pontos altos da casa e negociar condições que sejam mais favoráveis para você e o comprador.
Passo 3: Busque por sites especializados
Caso você tenha decidido vender por conta própria, existem alguns sites que podem te ajudar. Os portais ComDono, Proprietáriodireto, ZapImóveis e ImóvelWeb reúnem compradores e vendedores de imóveis.
Nesses portais, a sua venda e divulgação é mais fácil e os custos bem menores.
Passo 4: Faça uma pesquisa de mercado ou contrate um avaliador para definir o preço
A hora de definir o preço do imóvel também costuma ser um grande desafio. Para isso você deve fazer uma pesquisa de mercado de imóveis semelhantes ao seu. Analise a localização, a metragem, o estado de conservação e trace uma média de preços.
O seu preço não pode estar muito acima do mercado, pois isso irá dificultar sua venda. Ao mesmo tempo, você deve encontrar um valor que te deixe confortável com a venda.
Uma opção é contratar um avaliador de imóveis. Esse especialista tem técnicas específicas para avaliar a real condição do seu imóvel e qual seria o preço de mercado justo.
Contudo, um avaliador também pode cobrar em torno de 1% do valor do imóvel por essa avaliação. É preciso pesar se vale a pena para você.
Passo 5: deixe a casa pronta para a venda
Você já sabe quais são os pontos fortes e fracos da sua casa. O que você pode fazer para ressaltar os pontos fortes e minimizar as fraquezas? Pequenas reformas, pinturas e limpezas podem gerar um custo agora mas serão recompensadas no valor da venda.
Só para ilustrar: uma limpeza pesada com produtos específicos nas paredes, pisos, portas e janelas já ajuda muito. Além disso, deixe a decoração mais leve para que os possíveis compradores tenham espaço em sua cabeça para imaginar como a casa ficará com as coisas deles.
Se possível, esvazie a casa. Caso você ainda esteja morando no imóvel, deixe tudo organizado e limpo.
Passo 6 para vender imóvel: Faça um bom anúncio
Busque os sites especializados, grupos do Facebook e Whatsapp ou classificados para vender imóvel. Nos anúncios, dois pontos são fundamentais: as fotos e a descrição.
As fotos devem ser feitas com o máximo de iluminação possível, então abra as janelas e cortinas e procure fotografar em um horário com bastante iluminação natural. Busque mostrar o teto, as paredes e o piso na mesma foto e tire fotos que mostrem amplitude e espaço.
Na hora da descrição, não exagere mas também valorize a história da sua casa. Traga um lado mais emocional, fazendo com que a pessoa imagine o que será morar ali. Ressalte pontos positivos da vizinhança e também ofereça o máximo de detalhes como metragem, descrição dos cômodos, descrição da luz, condições do piso, etc.
Passo 7 – Realize sua venda
Ao encontrar uma proposta que te agrade e fechar o negócio, você já pode realizar a sua venda. Enfim, faça um contrato de compra e venda, transfira a escritura do imóvel e por último asse o registro do imóvel para o nome do novo comprador.
Gostou deste conteúdo? Faça parte também do nosso canal no Telegram e receba nosso conteúdo assim que sair.