Antecipação de recebíveis: quando fazer e melhores plataformas
13 de fevereiro de 2023A antecipação de recebíveis é uma linha de crédito em que empresários utilizam o valor das compras feitas a prazo e que ainda serão pagas como garantia de um empréstimo no mesmo valor. Leia o artigo para entender como e se vale a pena antecipar.
Empresários de todos os portes hoje contam com uma opção de crédito relativamente segura e vantajosa: a antecipação de recebíveis. Como o nome já diz, a prática consiste em antecipar valores que seriam recebidos em 30, 60 ou até 90 dias e poder utilizá-los agora.
Com a maioria das vendas feitas no cartão de crédito e muitas vezes de forma parcelada, os empresários acabam ficando com aquele dinheiro “preso”, mesmo já tendo realizado a venda. Por isso, a antecipação de recebíveis é muito utilizada.
Porém, é preciso ter cuidado. Um dinheiro “do futuro”, de fato, ainda não existe. Isso quer dizer que não há garantias de que aquela venda será mesmo quitada. Por isso, a antecipação de recebíveis não é simplesmente pegar um dinheiro do futuro e trazer para o presente, em um passe de mágica.
Na verdade, o que acontece é um empréstimo em que os recebíveis entram como garantia. E, como em todo empréstimo, existem juros ou taxas para que você acesse agora esse dinheiro. Então, vamos entender quando vale a pena antecipar.
Antecipação de recebíveis ou empréstimo de capital de giro?
Com o pagamento de funcionários, fornecedores, contas da empresa, dívidas e mesmo investimentos, o empresário muitas vezes precisa de dinheiro na mão rápido. O dinheiro usado nas contas do dia a dia para manutenção da empresa é chamado de capital de giro.
Quando não há dinheiro em caixa, o empresário pode optar por antecipar os recebíveis ou pegar um empréstimo de capital de giro. Mas qual será melhor?
A resposta é depende. Algumas operadoras de máquina de cartão não cobram juros para fazer a antecipação, apenas uma taxa fixa. Assim, caso você já tenha todo o valor que precisa em recebíveis e sua operadora não cobre juros, antecipar pode ser a solução mais barata.
Todavia, há alguns anos apenas bancos e instituições financeiras realizavam essa antecipação. A princípio, era preciso cadastrar sua máquina de cartão no sistema da instituição e a operação era como um empréstimo, exigindo o pagamento de juros.
Por isso, hoje ficou muito mais fácil antecipar seus recebíveis, diretamente com a operadora da máquina de cartão ou mesmo em bancos e carteiras digitais feitos especialmente para isso. Dessa forma, você não precisa pegar emprestado um dinheiro que não é seu e criar uma dívida à toa.
Além disso, a antecipação de recebíveis é bem rápida, pois não passa por análise de crédito e você pode solicitar online.
Contudo, ainda existem algumas situações em que pegar um empréstimo para capital de giro pode ser mais vantajoso. Se você precisar de mais dinheiro do que tem para receber, por exemplo, o empréstimo de capital de giro será a melhor opção.
Não esqueça o planejamento financeiro
A antecipação de recebíveis pode ser pontual, frequente ou mesmo automática. Nessa última opção, você determina uma data mensal em que os recebíveis serão adiantados.
Não existe uma única maneira correta, tudo vai depender de como sua empresa se organiza internamente. O importante é que a antecipação de recebíveis não seja uma forma de “tapar buracos” sempre que necessário.
Portanto, é fundamental que você faça um planejamento financeiro empresarial e se programe para criar uma reserva de emergência, controlar seu fluxo de caixa e ter uma certa previsibilidade nas suas vendas. Essa é a única forma de ver seu negócio prosperar de forma saudável.
Assim, preste atenção a quantidade de vezes que é preciso antecipar, quais os valores antecipados, para onde eles vão e se essa antecipação está prejudicando o próximo mês.
Melhores plataformas para fazer antecipação de recebíveis
Geralmente, as melhores opções de antecipação são aquelas das próprias máquinas de cartão. Portanto, se você já escolheu uma boa maquininha, com taxas de juros mais baixas e que está funcionando bem para o seu negócio, entre em contato com a operadora para saber como fazer a sua antecipação.
Outra opção é utilizar o seu banco para fazer a antecipação de recebíveis. Muitos bancos, como o Satander, Bradesco, Itaú e outros, têm a opção de antecipar. Cada instituição terá suas próprias taxas e regras, então procure o seu banco para saber como funciona.
Para utilizar a antecipação pelo banco, o seu banco precisa ter uma parceria com a máquina de cartão que você usa. Uma das vantagens é que alguns bancos oferecem até a antecipação de boletos e cheques!
Por isso, caso você já tenha um bom relacionamento com seu banco e já esteja satisfeito com sua máquina de cartão, recomendamos que você entre em contato com ambos para saber como funciona a antecipação.
Sabemos que mudar o sistema financeiro do seu negócio ou mesmo a conta do banco pode dar trabalho e levar tempo. Mas caso você esteja começando agora ou pensando em mudar, a nossa recomendação é que você opte por unificar tudo em uma única empresa: máquina de cartão, conta e antecipação. Veja algumas opções a seguir.
1. Stone: conta PJ gratuita, maquininha e antecipação
A Stone é uma máquina de cartão que evoluiu para oferecer uma solução completa para os empresários. Com conta PJ gratuita, a Stone também tem um aplicativo para controle de vendas no qual você pode gerenciar seu negócio e ainda fazer a sua antecipação de recebíveis.
Essa empresa também oferece uma das melhores taxas de juros para parcelamento. Com ela, você pode receber pagamentos pela maquininha, link, boleto ou PIX.
Para quem é autônomo, a Stone criou uma marca especial chamada Ton, com soluções específicas para esse tipo de negócio.
2. Pagbank: maquininha do Pagseguro + conta PJ
O Pagbank também cresceu a partir da necessidade de seus usuários. Além das maquininhas de cartão do Pagseguro, agora você também tem acesso a conta PJ gratuita com TED e PIX ilimitados.
A antecipação também é feita direta pelo app.
3. Conta PJ Mercado Pago
O Mercado Pago oferece conta para sua empresa com maquininha, link para pagamento, antecipação, opções de crédito e ferramentas de gestão para sua empresa! Para antecipar, basta escolher quando quer receber e pagar uma taxa fixa por venda.
Não deixe de conferir nossos outros conteúdos. Quer receber novidades e conteúdos do Momento Finanças direto pelo celular? Participe do nosso canal no Telegram. 😉