Educação Financeira

Será que guardar dinheiro na poupança vale a pena?

O investimento mais comum entre os brasileiros é a poupança. Por ser o mais conhecido e um dos mais antigos, ele é muito popular entre as pessoas mais velhas e também uma das primeiras opções dos jovens. Porém, já tem alguns anos que a poupança deixou de ser um bom investimento. Na verdade, ultimamente a poupança tem tido um rendimento negativo se comparado à inflação.

Pode parecer confuso, mas o Momento Finanças está aqui para te explicar tudo direitinho. Nesse artigo você vai entender de uma vez por todas como funciona o rendimento da poupança, qual a relação entre a poupança e a inflação e, de quebra, conhecer cinco investimentos melhores que a poupança.

Por que escolher a poupança?

Pense bem: quais seriam os critérios que você usaria para escolher um investimento? Geralmente, os investimentos são analisados com três critérios básicos: segurança, liquidez e rentabilidade.

Vamos analisar cada um deles:

  • Segurança é o que vai definir se o investimento é de alto risco ou baixo risco. Por exemplo, se você investe em uma empresa que está começando agora, concorda que o risco é maior porque muita coisa pode dar errado? Ao invés disso, se você investe no país, ou em setores como bancos e imóveis, concorda que eles são mais estáveis? Isso quer dizer que esses investimentos são mais seguros. Mas lembre-se: nenhum investimento é completamente livre de riscos;
  • Liquidez: a liquidez representa o quanto aquele dinheiro está à mão e poderá ser retirado caso você necessite. Uma maior liquidez quer dizer que você poderá tirar o dinheiro quando quiser sem grandes perdas. Investimentos com liquidez menor exigem que seu dinheiro fique retido lá por determinado tempo para que gere lucro. A liquidez da poupança é mensal: ou seja, para ter o lucro do mês você precisa sacar o dinheiro em uma data específica;
  • Rentabilidade: o quanto aquele investimento pode trazer de retorno para você. 

A poupança tem alta segurança, uma liquidez média e uma rentabilidade muito baixa e até mesmo negativa. Por isso, nesse artigo vamos te dar outras opções que também são seguras e apresentam maior liquidez e rentabilidade.

Só não deixe que a ignorância e a comodidade sejam os critérios para você escolher seu próximo investimento!

Como o rendimento da poupança é calculado?

Desde 2012, existem duas regras para calcular o rendimento da poupança:

  • Quando a taxa Selic, que é a taxa de juros básica, está abaixo de 8,5% ao ano, a poupança rende 70% da Selic + a taxa referencial (TR). O problema é que essa taxa TR está em 0 desde 2017;
  • Quando a taxa Selic está acima de 8,5%, a poupança rende 6,17% ao ano + TR.

A Selic está atualmente em 6,15% ao ano, entrando na primeira regra. O rendimento da poupança é de 70% desse valor, ou seja, 4,30% ao ano.

Assim, qualquer investimento que renda mais do que isso tem uma rentabilidade maior do que a poupança.

Poupança x Inflação

O problema da poupança é que muita gente esquece de considerar a inflação na hora de calcular seu rendimento. O IPCA é a taxa que mede o aumento dos preços dos produtos e serviços básicos, esse aumento é a chamada inflação.

Atualmente o IPCA está em 10,7% ao ano. Se a poupança está rendendo apenas 4,30% ao ano, quer dizer que o rendimento está sendo muito menor do que o aumento dos preços. Então mesmo que você esteja ganhando dinheiro, esse dinheiro está desvalorizado por conta da inflação.

Se você pegar o rendimento da poupança e subtrair a inflação verá que na verdade você está “perdendo” 6,39%. Mesmo que seu dinheiro esteja aumentando, ele não está crescendo num ritmo suficiente para cobrir a desvalorização.

Ou seja, bons investimentos são aqueles que pelo menos não fazem seu dinheiro ser desvalorizado, mantendo o poder de compra quando você for realizar o saque. Busque por rendimentos que rendam acima da inflação e eles serão melhores do que a poupança! 

Vale a pena investir na poupança?

Resumidamente, não. A poupança se tornou um investimento obsoleto, pois hoje existem muitas formas fáceis de investir e lucrar mais do que com a poupança. E o melhor, esses investimentos são tão seguros quanto! Vamos ver alguns.

3 investimentos melhores do que a poupança

1. Tesouro Direto

 O Tesouro Direto é o segundo investimento mais conservador do país, logo após a poupança. Isso porque aqui é como se você estivesse emprestando seu dinheiro para o Governo Federal e ele irá te pagar mês a mês com juros. Ou seja, é um dos investimentos mais seguros que existem.

O Tesouro Direto é uma boa opção para quem está começando a investir ou pretende usar o dinheiro no longo prazo, para aposentadoria, reserva de emergência ou outros projetos. Existem alguns tipos de aplicação do Tesouro Direto:

  • Préfixado: nessa modalidade a taxa de juros é préfixada e você sabe exatamente o quanto irá resgatar;
  • Selic: nessa modalidade você receberá juros no valor da taxa Selic de quando você realizar o saque;
  • Tesouro IPCA+: lembra do IPCA? Aqui você tem certeza que seu dinheiro ficará acima da inflação, pois os juros serão o valor do IPCA e + uma taxa préfixada.

No site do Tesouro você consegue simular o seu investimento e escolher qual investimento combina mais com você.

+ Clique aqui para investir no Tesouro Direto.

2. LCI e LCA

A Letra de Crédito Imobiliário e a Letra de Crédito do Agronegócio são investimentos super seguros. Com eles, você empresta dinheiro para o setor imobiliário e financeiro, respectivamente.

Ambos rendem mais do que a poupança mas exigem um investimento mínimo de R$5.000.

Para investir em LCI e LCA acessa a parte de investimentos do aplicativo do seu banco.

3. CDBs

Os CDBs são Certificado de Depósito Bancário e representam o investimento no setor bancário. Existem vários tipos de CDB e para escolher o melhor procure o seu banco.

Dica extra: Conta corrente que rende

Alguns bancos digitais como Nubank, Pagbank, Banco Original e Digio oferecem um rendimento para a sua conta corrente. E sim, maior do que a poupança!

Gostou deste conteúdo? Faça parte também do nosso canal no Telegram e receba nosso conteúdo assim que sair.

[mc4wp_form id="1268"]
Achamos que você vai gostar