Crédito

Cartão de Crédito Consignado vale a pena?

O cartão de crédito consignado é uma ótima opção de crédito para funcionários públicos e aposentados ou pensionistas do INSS. Muito parecido com o cartão de crédito normal, esse tipo de cartão te oferece um limite a ser utilizado mensalmente para compras. No mês seguinte, você paga a fatura do mês anterior e tem novamente o seu limite para continuar comprando. Porém, o cartão de crédito consignado tem algumas particularidades.

Então, vamos ver cada uma delas?

Como funciona o cartão de crédito consignado?

A principal diferença entre o cartão de crédito consignado e o normal é que parte do pagamento da fatura será descontada automaticamente do seu salário ou benefício do INSS. Assim, você não precisa se preocupar com o pagamento do valor mínimo da fatura em dia. Mas ainda deve pagar o restante da fatura normalmente, na data de vencimento, pelo aplicativo do seu banco ou normalmente em caixas eletrônicos ou lotéricas.

Primeiramente, ao pagar o valor mínimo da fatura, você reduz os juros rotativos que são cobrados quando há atraso no pagamento da fatura do cartão de crédito. Esses juros são altíssimos para quem não paga o valor mínimo (juros rotativos não-regulares, podem chegar a 375% ao ano!) e complicam a vida financeira de muitos brasileiros. 

Mas com o pagamento do valor mínimo em dia, os juros rotativos são menores (juros rotativos regulares, em média 13% ao mês) e serão cobrados apenas sobre o valor que ainda não foi pago, representando uma economia. Mas atenção! De fato, o melhor a fazer sempre é pagar o valor total da fatura dentro do prazo.

Com essa segurança de que pelo menos o valor mínimo da fatura será pago em dia, os bancos reduzem a taxa de inadimplência e se sentem seguros para oferecer melhores condições de limite, taxas de juros e prazos para o cartão de crédito consignado.

Por isso, a maioria dos cartões de crédito consignados oferece também a opção de saque de parte do seu limite. Essa opção nem sempre está disponível para quem utiliza o cartão de crédito normal e é mais um benefício do cartão de crédito consignado.

Vantagens deste cartão de crédito

Certamente você já deve ter percebido que existem muitas vantagens do cartão de crédito consignado, como estar sempre em dia com o pagamento mínimo da fatura e ter ainda a opção de saque de parte do seu limite, não é mesmo? Mas existem ainda outras vantagens, que variam de banco para banco. As mais comuns são:

  • Cartão sem anuidade: muitos bancos oferecem esse cartão sem a taxa de anuidade!
  • Limite de até 2x o seu salário: você poderá ter acesso a um limite de até 2x o valor do seu salário. Você também precisa negociar o limite com cada banco, mas alguns já oferecem limite pré-aprovado.
  • Taxas de juros até 4x menor que um cartão comum: além de não pagar os juros rotativos não-regulares, você também terá taxas de juros menores caso não consiga pagar o restante da fatura em dia (em média 4% no cartão de crédito consignado e 13% no cartão de crédito comum).
  • Disponível também para negativados: como esse cartão oferece menos riscos para o banco, os bancos muitas vezes o oferecem para quem está com o nome negativado.
  • Fatura parcelada em até 84 ou 96 meses.
  • Prazo médio para pagamento da fatura pode chegar a 50 dias.

+Nome negativado? Clique aqui para saber o que fazer.

Para quem é esse cartão?

Outra particularidade desse tipo de cartão é que ele só está disponível para aposentados ou pensionistas do INSS e funcionários públicos. Além disso, para funcionários públicos é preciso verificar se o órgão para o qual você trabalha tem convênio com bancos que oferecem o cartão de crédito consignado.

Empréstimo consignado x cartão de crédito consignado

Uma dúvida muito comum é qual é a diferença entre eles? Antes de mais nada, o empréstimo consignado também é uma modalidade de crédito em que o valor das parcelas é descontado diretamente da folha de pagamento ou benefício do INSS.

Porém, o empréstimo consignado tem um valor fixo e uma quantidade fixa de parcelas. Com ele, você recebe o dinheiro todo de uma vez e tem prazo e taxas pré-definidas para quitar. Já o cartão consignado pode ser utilizado como uma forma de pagamento, não tem parcelas fixas pois cada fatura dependerá do quanto você gastou naquele mês.

Ou seja, o empréstimo consignado geralmente é utilizado para grandes projetos ou emergências e o cartão de crédito consignado é utilizado para as compras mensais. No caso do saque deste cartão, existe de fato um empréstimo, mas o valor é bem menor e o seu prazo para pagamento é de apenas um mês.

Como solicitar meu cartão de crédito consignado?

Se você é funcionário público, a primeira coisa que deve fazer é procurar o departamento de RH do seu órgão e verificar com quais instituições financeiras e bancos seu órgão tem convênio. Depois, você poderá procurar cada uma das instituições e pesquisar qual oferece as melhores condições do cartão de crédito consignado.

Mas, para aposentados e pensionistas do INSS, o processo é bem mais fácil. Basta escolher o banco ou instituição financeira que oferece as melhores vantagens para você. Aqui citamos alguns com excelentes condições:

Cartão consignado do banco BMG

Clicando aqui você pode fazer a simulação do seu cartão de crédito consignado do Banco BMG e já saber qual o limite oferecido! O limite chega a 1,6x o valor do seu benefício, não tem anuidade e taxas escondidas.

Além disso, você pode sacar até 70% do seu limite e utilizar para fazer transferências e pagar boletos, deixando todas suas contas em dia.

Caso prefira, conheça todas as condições ligando para o 0800 944 1065.

Cartão Consignado Banco PAN

O Banco PAN oferece cartão de crédito consignado para funcionários públicos e aposentados ou pensionistas do INSS com taxas de juros até 4x menores do que as do cartão de crédito comum. Com ele, você também não paga anuidade e pode ter um limite de até 2x o valor do seu benefício ou salário.

+ Clique aqui para fazer sua simulação.

Cartão consignado BXBLUE

Faça sua simulação instantânea e diferentes ofertas de cartão de crédito consignado no site da BXBLUE clicando aqui. Você terá acesso a várias ofertas de bancos diferentes e poderá escolher a que mais lhe agrada e contratar direto pelo site. Com o cartão de crédito consignado você pode fazer compras e sacar uma parte do seu limite em dinheiro!

Não deixe de conferir nossos outros conteúdos. Quer receber novidades e conteúdos do Momento Finanças direto pelo celular? Participe do nosso canal no Telegram. 😉

[mc4wp_form id="1268"]
Achamos que você vai gostar