11 dicas para economizar dinheiro nos gastos domésticos
9 de janeiro de 2023Economizar dinheiro nos gastos domésticos é o sonho de muitos brasileiros. Agora, com o aumento da inflação e a subida dos preços de bens essenciais como moradia, combustível, alimentos e gás, isso se torna ainda mais importante.
Mas, por onde começar? Com o orçamento apertado podemos acreditar que já estamos fazendo o máximo para economizar nas nossas finanças pessoais e familiares. Porém, a verdade é que ainda há muitas maneiras de cortar gastos domésticos e ver o dinheiro render mais no final do mês.
Nesse artigo, vamos te trazer 11 dicas para economizar dinheiro nos gastos domésticos e ficar sempre no azul.
1. Conheça seus gastos
O primeiro passo para economizar é saber para onde o dinheiro está indo. Quem não faz um bom controle financeiro, sempre acaba o mês achando que o dinheiro simplesmente sumiu.
Para isso, instale no seu celular um aplicativo de controle financeiro simples. Nele, você deve registrar todos os gastos diários, assim que os fizer e também o pagamento das contas do mês.
Analisando os seus gastos, você terá mais consciência de como está gastando, o que consome mais o seu orçamento e onde poderá economizar.
Se esquecer de anotar alguma coisa, revise seu extrato do cartão e retome seu controle financeiro.
2. Converse com sua família sobre os gastos domésticos
Isso pode parecer bobo, mas a maioria dos casais e famílias não conversam abertamente sobre dinheiro. Quem é o provedor da casa pode se sentir envergonhado e tentar se desdobrar para fazer tudo caber no orçamento. Mas essa deve ser uma tarefa compartilhada com toda a família, inclusive com as crianças.
3. Defina orçamentos para cada área
Definir orçamentos máximos para alimentação, lazer, vestuário e outros é uma maneira de não gastar mais do que você pode. Uma forma fácil e intuitiva de fazer isso é sacar o dinheiro reservado para cada categoria e separar em envelopes.
Por exemplo, vamos supor que o seu orçamento mensal para supermercado e feira é de R$600. Coloque esse dinheiro no envelope e a cada vez que for ao supermercado utilize uma parte. O dinheiro deve dar para todo o mês.
4. Evite parcelamentos e compras no cartão de crédito
Usar o cartão de crédito é uma forma de aumentar seus gastos domésticos. Isso porque você não se mantém no limite do seu orçamento familiar e sim no limite do cartão, que não contabiliza outras contas pagas à vista.
Se quer comprar algo de maior valor, pense se não pode aguardar alguns meses e junte o dinheiro mês a mês para pagar à vista. Pagar à vista pode te ajudar a negociar e ganhar descontos e te dá mais controle do que está gastando.
Reduzir o limite do cartão de crédito também é uma boa forma de economizar nos gastos domésticos.
5. Não pague juros e multas
Multas e juros são um dinheiro jogado fora. Esse dinheiro não compra nada para você e sua família e as multas e juros podem ser evitados com planejamento e disciplina.
Saiba que dia as suas contas vencem e poupe o dinheiro para que sejam pagas em dia, principalmente a fatura do cartão de crédito.
Multas de trânsito e outras também são um desperdício que você não precisa fazer. Já pensou em como seria bom usar esse dinheiro para algo que você realmente precisa ou deseja?
6. Prepare os alimentos em casa e leve para o trabalho, universidade ou escola
A alimentação em cafés, lanchonetes e restaurantes consome uma boa parte do orçamento de quem trabalha fora. Tenha certeza, preparando seus lanches e marmitas em casa você economiza muito dinheiro!
Outra dica para economizar com alimentação é planejar suas refeições. Saiba quais receitas vai preparar e compre exatamente a quantidade de ingredientes necessários. Assim, você economiza tempo e dinheiro. Desperdício de comidas que se perdem na geladeira são um problema tanto para o seu bolso quanto para o planeta.
Busque receitas que aproveitam o alimento integralmente, inclusive cascas e talos. Você irá se surpreender com a variedade de pratos que pode fazer usando alimentos que seriam descartados.
7. Faça pesquisa de preços
Pesquisar preços é essencial para economizar nos gastos domésticos. De fato, produtos e serviços têm uma grande variação de preços dependendo da loja, dia da semana ou mesmo época do ano.
Utilize a internet e sites como o Zoom para fazer essa pesquisa em outras cidades.
8. Faça listas de compras
Ir ao shopping ou ao supermercado sem saber o que você precisa comprar é a maneira mais fácil de ultrapassar o orçamento dos gastos domésticos. Por certo, isso pode ser evitado facilmente com listas de compras.
Faça listas para o supermercado, mas também para outras compras maiores, como eletrodomésticos e móveis que precisam ser comprados para casa. Com esse foco, você vai juntando para comprar cada item da sua lista ao invés de comprar tudo de uma vez e se perder nas parcelas.
Da mesma forma, na hora de escolher roupas, use a mesma lógica vendo quais roupas você já tem e quais precisa comprar. Busque por roupas duráveis e que combinem com as que você já tem.
9. Troque ou compre usado
Você já parou para pensar em quantas coisas você descarta que ainda estão em bom estado de uso? Roupas, eletrodomésticos, brinquedos, material escolar, objetos de decoração, móveis… Tudo isso pode ser comprado de segunda mão em bom estado.
Assim, experimente ir em brechós ou mesmo usar os brechós online.
Além disso, você pode fazer bazares de trocas com seus amigos e familiares.
10. Venda o que não usa mais
Talvez você tenha muito dinheiro parado em casa. Então, tire um tempo para fazer um limpa no que não usa mais e coloque para vender no OLX. Na hora de trocar de televisão, sofá ou qualquer coisa, use o anterior na negociação para pagar menos.
11. Crie metas financeiras
Certamente, economizar pode parecer chato e cansativo. Mas se você tiver metas do que quer fazer com o dinheiro economizado, esse exercício se torna prazeroso à medida que você vai conquistando suas metas.
Novamente, coloque toda sua família na missão de poupar para poderem pagar juntos uma viagem ou algo que desejem muito.
Dica bônus: Separe um dinheiro para lazer
Finalmente, quando queremos economizar, a primeira coisa que vem a cabeça é cortar tudo que é supérfluo, inclusive o cafézinho. Isso se torna estressante e insustentável no longo prazo. Ao invés disso, separe uma porcentagem (pequena) dos seus ganhos para gastar como você quiser.
Não deixe de conferir nossos outros conteúdos. Quer receber novidades e conteúdos do Momento Finanças direto pelo celular? Participe do nosso canal no Telegram. 😉