EconomiaOutras

Banco digital ou tradicional: qual é o melhor?

Banco digital ou tradicional? Os bancos digitais têm ganhado cada vez mais espaço entre os consumidores brasileiros. Todavia, muitos insistem que os bancos tradicionais são mais seguros. E você, já sabe qual é o melhor?

Sem dúvida, essa é a escolha que muitos brasileiros têm que fazer ao buscar por um banco para organizar suas finanças. De fato, o relacionamento com o seu banco pode fazer toda a diferença na sua vida: simplificando as coisas ou gerando muita dor de cabeça.

Vamos então entender quais as diferenças e semelhanças entre os bancos digitais e tradicionais e como escolher a melhor opção para você? Continua com a gente!

Diferenças entre banco digital e tradicional

Em primeiro lugar, os bancos tradicionais são empresas com uma grande infraestrutura e mais tempo de mercado. Por certo, eles nasceram em um tempo anterior à internet. Só para ilustrar, o Banco do Brasil foi criado em 1808 pelo príncipe D. João! Aliás, durante muito tempo os bancos tradicionais eram as únicas instituições confiáveis para realizar transações financeiras.

Por isso, são marcas já muito conhecidas pelos brasileiros. Dessa forma, essa história acaba gerando um vínculo forte com os consumidores. Além disso, nesse tempo, os bancos tradicionais tiveram grandes oportunidades de expandir seus negócios e hoje contam com um poderio gigantesco.

Afinal, para atender todos esses clientes durante tanto tempo, foi criada uma infraestrutura bem robusta. Ou seja, essa estrutura une o offline e o online, com muitas agências físicas e funcionários, além de alta tecnologia.

Dessa maneira, os bancos tradicionais têm mais dinheiro para oferecer produtos bancários mais diversificados como empréstimos e investimentos. Contudo, eles também gastam mais dinheiro para manter a estrutura funcionando e acabam cobrando taxas mais altas.

Nesse hiato, podemos dizer que os bancos digitais nasceram com o objetivo de simplificar e democratizar o acesso aos bancos por meio de tecnologia de ponta. Assim, como a tecnologia é a base dos bancos digitais, muitos processos realizados por pessoas nos bancos tradicionais são automatizados e feitos pelo computador. 

Isso garante maior agilidade e reduz custos, pois os bancos digitais não gastam com agências e têm muito menos funcionários. Assim, eles podem oferecer condições mais baratas para seus clientes.

Banco digital ou Bancos tradicional

Então, qual é a diferença prática na vida do consumidor entre adotar um banco digital ou um tradicional? Nesse sentido, separamos as principais distinções para você:

Bancos digitaisBancos tradicionais
Principal vantagem: Agilidade e economiaPrincipal vantagem: Atendimento personalizado
Opções moderadas de investimentos e empréstimosMais opções de investimentos e empréstimos
Saque nos caixas do Banco 24hSaque nos caixas do Banco 24h e agências próprias
Limite de saques gratuitos. Após atingir o limite é preciso pagar pelo saque.Saques ilimitados gratuitos nas agências.
Atendimento por canais digitaisAtendimento digital e fisicamente em agências, lotéricas e correspondente bancário
Depósito por boletoDepósito por envelope nas agências físicas
Emissão de boletosNão emite boletos
Não possui gerente de contaGerente de conta para te dar suporte no que for necessário
A maioria dos bancos digitais não cobra taxa de manutenção da conta e anuidade do cartãoCobram taxa de manutenção da conta e anuidade do cartão, que podem ser zeradas dependendo da instituição e de algumas condições
Tarifas avulsas e juros podem ser mais altasTarifas e juros de serviços avulsos são mais competitivas
Investem em experiência do usuário, conveniência e simplicidadeInvestem em confiança, segurança e resiliência
Ainda não possuem tantos convênios com empresas privadas e com o GovernoSão amplamente aceitos em contratos de empréstimo consignado com empresas privadas e em programas de incentivos governamentais como o BNDES
Ajudando a sair do vermelho: Alguns oferecem opção de fazer PIX utilizando o limite do cartão de crédito e parcelar o pagamento de boletos em até 12x no cartãoAjudando a sair do vermelho: Não oferecem essas opções, mas têm ofertas de crédito mais atrativas.

Semelhanças entre bancos digitais e tradicionais

Apesar de existirem distinções, como você já viu, os bancos digitais e tradicionais tendem a se aproximar cada vez mais. Pois ambos buscam oferecer cada vez mais vantagens para seus clientes. Por exemplo, a maioria dos bancos tradicionais já oferecem aplicativos fáceis de usar, sites interativos e atendimento digital 24h.

Em contrapartida, os bancos digitais estão aumentando suas opções de produtos bancários como empréstimos, investimentos, seguros e consórcios. Assim, caso você esteja em dúvida, vamos ver algumas semelhanças entre esses dois modelos. Ou seja, opções que você terá ao contratar tanto um quanto outro:

  • Cartão de crédito e débito;
  • PIX, TED e DOC;
  • Pagamento de contas;
  • Débito automático;
  • Aplicação automática do saldo;
  • Câmbio de moedas;
  • Investimentos básicos;
  • Consórcios e seguros;
  • Empréstimos;
  • Aplicativo do banco.

Banco digital ou tradicional: afinal, qual é melhor?

Portanto, como você viu, existem vantagens e desvantagens em ambos os modelos. Em conclusão, é preciso que você perceba o que é mais importante para você. Só para ilustrar: se você prefere sempre ter alguém com quem possa conversar sobre investimentos, empréstimos, consórcios e outros produtos, o banco tradicional pode valer a pena apesar de ser mais caro. Em segundo lugar, caso você tenha uma empresa e queira ter acesso à linhas de crédito especiais com benefício governamental, também é melhor o banco digital.

Em contrapartida, se para você o que importa é agilidade e praticidade, com certeza os bancos digitais são a melhor opção. Por fim, se você também precisa economizar e quer ter opções como parcelamento de boletos no cartão de crédito ou pagamento de PIX com o limite do cartão, pode procurar por bancos digitais que oferecem essas opções. 

Banco digital é seguro?

Apesar de os bancos tradicionais estarem mais associados à segurança na mente da maioria das pessoas, os bancos digitais também são seguros. Isso porque eles também precisam obedecer aos mesmos padrões e legislações que os bancos tradicionais. De fato, toda instituição financeira precisa funcionar dentro das normas do Banco Central.

Inesperadamente, como os bancos digitais investem muito em tecnologia e têm menos funcionários, eles podem até ser mais seguros. Isso porque as chances de erros humanos são menores. 

Maiores bancos do Brasil

Os maiores bancos do Brasil ainda são os tradicionais, mas o Nubank está em quinto lugar e é o maior banco digital não só do Brasil, mas do mundo. É isso que mostra a pesquisa Qualibest.

Os principais bancos digitais citados foram:

  • Nubank – 69%;
  • Banco Original – 37%;
  • Next e Banco Inter – 31%;
  • Neon e Agibank – 30%.

Já os maiores bancos tradicionais são:

Caixa, Banco do Brasil, Bradesco, Itaú e Santander. E você, já escolheu seu banco?

Não deixe de conferir nossos outros conteúdos. Quer receber novidades e conteúdos do Momento Finanças direto pelo celular? Participe do nosso canal no Telegram. 😉

[mc4wp_form id="1268"]
Achamos que você vai gostar