Educação Financeira

Controle financeiro empresarial: porque e como fazer

Fazer o controle financeiro empresarial é o primeiro passo para manter o bom funcionamento e promover a expansão da empresa. Por isso, nesse artigo você vai entender o que é e como fazer o controle financeiro empresarial.

A maioria das empresas começa com um sonho ou uma vocação. A ideia se transforma em produtos ou serviços e é só depois que a empresa já está funcionando é que muitos vão pensar em planejamento. Por causa da correria do dia a dia e as diversas atividades que o gestor assume, implementar e manter planejamento e controle financeiro acaba ficando em segundo plano.

Contudo, é essencial que essa lógica mude e o empresário dê prioridade para a gestão financeira. Ela é o pilar central da empresa e, sem ele, toda a estrutura pode ruir. 

Portanto, se você é empresário ou está pensando em abrir uma empresa, continue lendo esse artigo até o final para aprender a fazer o controle financeiro empresarial e assim manter sua empresa crescendo de forma constante e saudável.

O que é controle financeiro?

Em resumo, controle financeiro é manter uma análise constante sobre as finanças da empresa. Essa análise engloba vários processos como fluxo de caixa, relatórios financeiros, contabilização do patrimônio empresarial, controle do saldo bancário, entradas e saídas… E tudo mais que se refere a dinheiro!

Manter esse controle pode parecer difícil a princípio. Mas é muito mais fácil ter controle financeiro empresarial do que não ter. Afinal, é ele que irá te dar as bases para tomar boas decisões no dia a dia.

De fato, um ponto muito importante é que o controle financeiro por si só não basta. Por certo, saber exatamente quanto dinheiro a empresa tem, o que está sendo gasto, quanto pretendemos receber no mês que vem, quais dívidas temos que quitar e qual é o nosso patrimônio é essencial… Mas é apenas uma parte da gestão financeira.

Gerir as finanças da empresa significa ter o controle financeiro, mas também planejar e executar movimentações financeiras. Em outras palavras, o planejamento financeiro caminha junto com o controle financeiro empresarial, para usar todos esses dados e traçar metas de lucratividade, reduzir custos e tomar diversas decisões na mudança de processos, pessoal, vendas e marketing, etc.

Sendo assim, o controle financeiro empresarial é o primeiro passo para o planejamento financeiro empresarial. Com ele em mãos, você deve analisar todos os dados e traçar planos para o futuro em direção aos seus objetivos.

Como fazer o controle financeiro empresarial?

Dependendo do tamanho da empresa, da quantidade de funcionários e fornecedores e também do número de vendas, fazer o controle financeiro será mais ou menos complicado.

Mas mesmo que você nunca tenha implementado o controle financeiro empresarial, é possível começar com passos simples e ir pouco a pouco aprimorando esse processo. Para isso, vamos te mostrar os principais processos envolvidos no controle financeiro empresarial.

Sugerimos que você faça um de cada vez, na ordem em que são apresentados.

1. Fluxo de caixa

Certamente o fluxo de caixa é o processo mais conhecido de controle financeiro empresarial. Ele consiste em um livro, planilha ou software onde são anotadas todas as entradas e saídas da empresa.

O fluxo de caixa é dividido por dia e você deve anotar todas as transações financeiras no momento em que elas acontecem, por menor que seja o valor.

Assim sendo, esse controle diário permite que erros sejam detectados rapidamente e que você saiba exatamente para onde o dinheiro da sua empresa está indo.

Esse instrumento é simples mas poderoso e não pode faltar em nenhuma empresa.

2. Separe os gastos pessoais dos empresarias

Esse é um erro muito comum entre os empresários brasileiros: misturar os gastos pessoais com os da empresa. Esse comportamento é muito prejudicial e impede um controle financeiro empresarial eficiente.

A empresa precisa ter uma conta, um cartão e um controle financeiro separado. Você não pode simplesmente pegar dinheiro da empresa para resolver uma emergência pessoal, pois poderá gerar um problema ainda maior no futuro.

Por isso, separar os gastos pessoais dos empresariais é fundamental. Como dono da empresa, você deve receber um salário, que é chamado de pró-labore. Com todos os dados financeiros em mãos, defina uma porcentagem dos lucros para ser o seu pró-labore.

Os gastos pessoais só poderão ser retirados desse dinheiro, que é o seu pagamento, e não patrimônio da empresa.

3. Faça conferências bancárias e cartões

Após anotar todas as movimentações no fluxo de caixa, confira se o saldo registrado no caixa realmente é o mesmo que está no banco. Se houver erros, é preciso identificar e corrigir.

Você também deve conferir as faturas do cartão, todas as movimentações devem estar no fluxo de caixa e o valor deve bater.

4. Defina os custos do negócio

Escreva todas as contas que você tem que pagar. Comece com as contas fixas como aluguel, salários e plano de internet. Depois faça uma média das contas variáveis como energia, água, seu pró-labore e fornecedores. Busque em seu livro caixa e crie uma estimativa de tudo que precisa ser gasto para que o seu negócio funcione.

Em cima desses custos é que você irá planejar sua meta de vendas mensal. Eles devem ser pagos antes de qualquer outro investimento ou compra.

5. Cobre inadimplentes

Após fazer o controle de custos, faça o controle de entradas. Quanto você tem que receber, de quem e que dia? Anote tudo e não deixe de cobrar inadimplentes. Às vezes, muitas empresas têm o controle financeiro empresarial tão desorganizado que ficam meses trabalhando de graça por não cobrarem os clientes inadimplentes.

6. Faça uma reserva no seu controle financeiro empresarial

Reservar dinheiro para o pagamento das férias e do 13º dos funcionários, para manutenção do estoque ou mesmo para futuras emergências é essencial para qualquer empresa. 

7. Revise os preços

Depois de rever os custos e ganhos, analise novamente os seus preços. Será que você está cobrando corretamente por seus produtos ou serviços? O preço é suficiente?

8. Controle financeiro empresarial: Faça investimentos

Seja por meio de empréstimos, parceiras ou busca de investidores, investir na sua empresa é o caminho para ampliar o seu negócio e melhorar sua lucratividade. Faça um planejamento e invista no que te dará maior retorno.

Viu como fazer o controle financeiro empresarial não é um bicho de sete cabeças? Agora basta separar tempo e se dedicar! Temos certeza que vai valer a pena!

Não deixe de conferir nossos outros conteúdos. Quer receber novidades e conteúdos do Momento Finanças direto pelo celular? Participe do nosso canal no Telegram. 😉

[mc4wp_form id="1268"]
Achamos que você vai gostar