EconomiaEducação FinanceiraOutras

Como investir em renda fixa?

Quer começar a investir? A renda fixa é a modalidade mais segura e previsível, ideal para quem está começando e mesmo para quem quer diversificar seus investimentos e assegurar seu patrimônio. Leia até o final para aprender a investir em renda fixa com o Momento Finanças!

Você sabe o que é renda fixa? Apesar do nome, a renda fixa não é um investimento 100% livre de riscos. Por isso é preciso entender bem como essa modalidade funciona, quais as suas vantagens e desvantagens e como investir em renda fixa para tirar proveito desse investimento que está atraindo cada vez mais brasileiros.

O que é renda fixa?

Renda fixa é um investimento no qual o cálculo de remuneração já é definido no momento da compra do ativo. Ou seja, quando você investe você já sabe como o seu rendimento será calculado. Veja bem: nem sempre você sabe exatamente qual será esse rendimento, mas já sabe quais taxas serão utilizadas para calculá-lo.

Apesar de quase todo mundo já ter ouvido falar sobre investimentos, muitas pessoas ainda não entendem como exatamente isso funciona e o que faz, ou não, o dinheiro render. Vamos voltar um passo atrás e explicar o que são investimentos.

Você tem cartão de crédito, certo? Você já parou para pensar que o limite do seu cartão é, na verdade, um empréstimo que o banco faz para você? Afinal, você tem 30 dias para pagar as compras que fez, mesmo que não tenha dinheiro nenhum no momento dos gastos.

E o que acontece quando você não paga esse empréstimo em dia? Você tem que pagar juros sobre a fatura atrasada, não é mesmo? Pois bem: todas as transações financeiras entre bancos, instituições, pessoas, empresas e mesmo países também seguem a mesma lógica. 

Uma instituição A (como o banco) empresta dinheiro para uma instituição ou pessoa B (como você) e em troca disso ganha uma porcentagem sobre aquele valor na forma de juros.

A maioria das pessoas apenas é vítima dos juros, pagando multas e juros do cartão de crédito, cheque especial, empréstimos ou financiamentos. Mas quando você começa a investir, esse dinheiro (é, o seu dinheiro!) é emprestado para bancos, empresas, países e pessoas. E aí é você que irá receber juros. 

Como funciona a renda fixa?

Na renda fixa você empresta dinheiro já tendo uma maior previsibilidade do seu retorno. Mas, como dissemos, todo investimento tem riscos e com a renda fixa não é diferente. Porém, os riscos são considerados menores se comparados com a renda variável, onde se encaixam por exemplo as ações da Bolsa de Valores. Seguindo uma regra do mercado, quanto menor o risco, menor a lucratividade.

Por isso, a renda fixa é boa para preservar seu patrimônio e para aumentá-lo no médio e longo prazo. Não espere ficar rico de uma hora para outra, mas sim juntar seu dinheiro de forma constante para no fim ter um bom rendimento para planos como a reserva de emergência, aposentadoria e outros.

Os investimentos de renda fixa se baseiam em alguns indicadores econômicos. Os principais são a taxa Selic e o CDI.

A taxa Selic é a taxa básica de juros do mercado brasileiro. Quando ela está em alta, a maioria dos investimentos de renda fixa tende a se valorizar. Alguns investimentos em renda fixa são ligados diretamente à Selic, como a poupança que rende 70% da Selic e o Tesouro Selic, que costuma ter rendimento superior à poupança. 

O CDI é o Certificado de Depósito Interfinanceiro e é a taxa de juros que os bancos utilizam para emprestar dinheiro entre si. Muitos investimentos de renda fixa também estão associados com essa taxa. Você encontrará opções que rendem 100% do CDI, por exemplo. Conforme essa taxa aumenta, maior será o rendimento desses investimentos.

Como a renda fixa faz seu dinheiro render?

Para aprender como investir em renda fixa você deve entender as três possibilidades de remuneração. São elas que vão definir aquele cálculo que mostra o quanto você vai receber ao retirar seu dinheiro.

Papéis pré-fixados

A primeira opção são os papéis, ou investimentos, pré-fixados. Nesse tipo de investimento as taxas de juros que irão incidir sobre o investimento já são pré-fixadas. Ou seja, desde o primeiro momento você já sabe exatamente o quanto irá ganhar. Esse rendimento irá oscilar diariamente, mas na data prevista para sua retirada ele será exatamente conforme o combinado.

Isso quer dizer que se você tirar o dinheiro na data prevista, terá exatamente o montante combinado. Porém, se retirar antes você poderá ter lucro ou prejuízo, dependendo do valor do papel na data de retirada.

Papéis pós-fixados

Nesse tipo de investimento, você não sabe exatamente quanto vai retirar ao final. Porém, sabe como esse retorno será calculado, com base na Selic ou no CDI. Dessa forma, quanto mais altos estiverem a Selic ou o CDI no momento de retirada, maior será seu lucro. 

Papéis híbridos

Nessa opção você terá uma taxa fixa somada a uma taxa variável. Por exemplo, você pode comprar um papel que tenha rendimento de 5% + 100% do IPCA, que é a conhecida inflação. Os 5% são fixos, não mudam. Mas os 100% do IPCA vão mudar de valor de acordo com o valor da inflação. Na prática, nesse tipo de investimento você sabe que terá um rendimento real. Ou seja, seu dinheiro não será “comido” pela inflação. 

Como investir em renda fixa?

O primeiro passo é ver se o seu banco já possui uma opção de investimentos. Geralmente, pelo próprio aplicativo do banco você já pode se cadastrar na parte de investimentos e utilizar o dinheiro da sua conta corrente para comprar seus papéis.

Caso não queira utilizar o seu banco, você deve fazer uma conta em uma corretora. Existem muitas. As maiores são a XP Investimentos, NuInvest, Toro e BTG Pactual.

Faça sua conta, transfira o dinheiro da sua conta corrente para a sua conta da corretora. Agora basta escolher o papel que você deseja, ler com atenção as condições e comprar. 

Veja aqui os melhores investimentos para 2022.

Pronto! Você já é um investidor!

Não deixe de conferir nossos outros conteúdos. Quer receber novidades e conteúdos do Momento Finanças direto pelo celular? Participe do nosso canal no Telegram. 😉

[mc4wp_form id="1268"]
Achamos que você vai gostar