Investir ganhando pouco: 3 melhores opções
28 de novembro de 2022Investir é coisa de rico? Muita gente acredita que sim e que é impossível investir ganhando pouco. Porém, qualquer pessoa que tenha garantido sua subsistência já pode começar a investir! Isso mesmo, investir faz parte de uma organização financeira básica e acessível. De fato, também pode fazer parte da sua realidade.
Se você ainda tem dúvidas sobre como começar a investir e quais os melhores investimentos para quem ganha pouco, esse artigo é para você.
Como investir ganhando pouco?
Antes de falarmos dos melhores investimentos para quem ganha pouco, precisamos falar sobre alguns aspectos importantes para você que quer começar a investir. Primeiramente, é importante conhecer a sua realidade financeira e os seus objetivos.
1. Faça seu controle financeiro
O controle financeiro é quando tomamos nota das entradas e saídas financeiras durante o mês. Assim, com esse controle em mãos, você verá gastos desnecessários e oportunidades de economia. Fazer o controle financeiro é importante porque muita gente acredita que não investe porque não tem dinheiro.
Mas independentemente do quanto você ganha, gastar tudo o que recebe não é uma boa prática financeira. Veja no seu controle o quanto você pode economizar por mês, reduza despesas, crie fontes de renda extra e aí sim você poderá começar a investir.
Separe seu dinheiro em categorias e estabeleça um limite de gastos para cada uma delas. Uma opção é separar 50% dos recebimentos para gastos essenciais, 30% para os gastos com lazer, roupas e estudos e 20% para investimentos.
2. Trace suas metas
O erro da maioria das pessoas é não investir porque não sobra dinheiro. Mas é preciso inverter essa lógica: o dinheiro do investimento deve ser retirado no começo do mês, junto com as outras contas prioritárias e não do que sobrar. Porque por questões de hábito a gente acaba gastando mais quando vê mais dinheiro na conta.
Então, trace a sua meta de investimento mensal. Você pode definir um valor e uma data fixa ou uma porcentagem. Por exemplo, todo dia 5 você pode depositar R$100 no seu investimento ou 20% dos seus recebimentos. Em suma, a porcentagem é indicada para quem não tem um salário fixo.
Por mais que você não consiga investir 20% dos seus recebimentos, não tem problema! Faça uma meta possível. Afinal, a partir de R$30 por mês você já consegue investir.
3. Mude sua mentalidade
A principal dificuldade que quem quer começar a investir encontra é dizer não. Para quem ganha pouco, investir é uma decisão financeira que vai exigir alguns sacrifícios. Porém, com um pouco de organização você pode manter alguns dos seus gastos favoritos e ainda assim investir.
Outro obstáculo é achar que não vale a pena investir pouco. Mesmo que você tenha pouco dinheiro, investir é a melhor maneira de ver esse pouco se tornar muito.
4. Entenda os tipos de investimento
Para quem está começando investir pode parecer complexo. Mas não se preocupe, você não precisa conhecer todos os títulos e suas particularidades para começar a investir. Você precisa ter uma noção básica dos tipos de investimento.
Resumidamente, quanto maior o risco do investimento maior a sua lucratividade. Então, investimentos como ações oferecem uma possibilidade de lucro maior mas também são mais imprevisíveis. Já os investimentos mais seguros, têm uma lucratividade menor. Com eles você consegue previsibilidade.
Sugerimos que você comece com investimentos seguros e que tenham lucratividade acima da poupança.
Melhores investimentos para quem ganha pouco
Por fim, agora que você já se preparou para começar a investir, vamos ver as melhores opções para você iniciar agora mesmo seu pé de meia:
1. Investir ganhando pouco em Aplicações diretas
Pouco conhecidas pelos brasileiros, as aplicações diretas são uma das formas mais fáceis de começar a investir. Nessa modalidade, o saldo da sua conta corrente se torna rentável pois é automaticamente investido pelo próprio banco em um título escolhido por você.
A aplicação direta é segura e não atrapalha sua movimentação bancária. Você poderá usar sua conta normalmente para fazer pagamentos e receber. Enquanto isso, seu dinheiro está rendendo!
Alguns bancos digitais já vêm com essa opção automática Ou seja, basta ter o dinheiro na conta para ir rendendo , como é o caso do PagBank, que oferece rendimento de 200% do CDI (o CDI é uma taxa que regula as transações entre bancos. Só para ilustrar: a poupança rendeu em 2020 70% do CDI).
+ Clique aqui para conhecer a conta corrente do PagBank.
Outros bancos digitais que já tem rendimento automático são o Nubank (com rendimento de 100% do CDI), Neon com 95% do CDI, Conta Digio (100% do CDI).
Mas mesmo que essa opção não seja automática no seu banco, muitas vezes é possível ativá-la. No Banco do Brasil, por exemplo, você pode escolher entre aplicação direta em renda fixa ou CDB, ambos investimentos bem seguros.
2. Tesouro Direto
O Tesouro Direto é um dos investimentos mais seguros, pois com ele você empresta dinheiro diretamente para o Governo Federal. Existem alguns tipos de investimento dentro do tesouro direto:
-Pré-fixado: com esse investimento você já conhece a taxa de juros e sabe exatamente quanto dinheiro irá tirar no final;
– Tesouro selic: aqui a taxa de juros está atrelada a Selic, que pode aumentar ou diminuir a cada ano;
– Tesouro IPCA: nessa modalidade, seu rendimento rende uma porcentagem pré-fixada + a taxa de variação da inflação. Isso quer dizer que seu rendimento está protegido das variações da inflação.
Está em dúvida? Não se preocupe! No site do Tesouro Direto existe um simulador que te ajuda a escolher o melhor título para seus objetivos.
+ Clique aqui para simular e saber quanto irá receber com seu investimento.
3. Investir ganhando pouco com CDB
Os CDBs (Certificado de Depósito Bancário) também são boas opções para quem quer começar a investir. Com eles, você empresta seu dinheiro para os grandes bancos, o que torna esse investimento super seguro.
Você pode investir em CDB dentro do seu próprio banco. Consulte seu gerente!
Gostou deste conteúdo? Faça parte também do nosso canal no Telegram e receba nosso conteúdo assim que sair.