CréditoOutras

Como melhorar o Score de Crédito?

Melhorar o score de crédito é uma necessidade de muitas pessoas e empresas na hora de buscar opções de financiamento ou empréstimo. Por isso, nesse artigo vamos te mostrar como fazer isso!

Para ter acesso às melhores condições de crédito muitas vezes é preciso melhorar o score. Porém, muita gente acaba se dando mal recorrendo a sites e aplicativos que prometem melhorar o score de uma hora para outra.

A verdade é que a maioria das pessoas ainda não sabe exatamente o que é e como melhorar o score de crédito, mesmo esta sendo uma ferramenta importante para a nossa vida financeira.

Por isso, fizemos esse artigo com as maneiras mais seguras de realmente melhorar o score. Confira!

O que é score de crédito?

Primeiramente, é preciso entender o que é o score de crédito. Esse nome pomposo nada mais é do que uma avaliação que mede a confiabilidade financeira de uma pessoa ou empresa. Ou seja, é uma nota dada para cada CPF ou CNPJ que mostra o quão é seguro fazer transações financeiras com aquela pessoa física ou jurídica.

Quem tem pontuações mais altas é mais confiável e as transações financeiras com essa pessoa serão mais seguras. Por isso, ela receberá condições especiais de empréstimos e terá maiores chances de fechar bons negócios.

Já quem tem uma nota baixa é de alto risco para receber empréstimos, financiamentos e outras transações financeiras. Veja:

  • 0 a 100: as menores notas possíveis. Quem está nessa faixa terá grande dificuldade de acesso a crédito;
  • 101 a 250: nessa faixa a pessoa ou empresa tem acesso moderado às condições de crédito;
  • 251 a 550: aqui você já terá acesso às melhores condições de crédito;
  • 551 a 1000: nessa faixa de excelência você terá acesso à condições especiais de crédito.

Para que serve o score de crédito?

Certamente, o score não é importante só na hora de solicitar um empréstimo, embora esse seja o caso mais comum de pessoas que querem aumentar o score. Ele também é importante, por exemplo, na hora de fechar parcerias de negócios. Imagine que você tem uma empresa e vai fazer um contrato com um novo cliente mas ele tem um score muito baixo. A chance de inadimplência é maior e isso pode afetar seu negócio.

Se você é MEI ou profissional liberal também deve levar o score em consideração, pois ele pode te ajudar a receber linhas de crédito especiais com incentivos governamentais para a sua categoria.

Outra situação é na hora de buscar investidores para seu negócio. Imagine perder uma oportunidade porque seu score está baixo! Por isso é importante saber qual é o score de crédito, seja você pessoa física ou jurídica.

Como o score é calculado?

Para entender como melhorar o score, primeiro é preciso compreender como ele é calculado. Em síntese, ele utiliza informações do histórico financeiro para gerar uma nota. Se o seu histórico financeiro é positivo e você arca com seus compromissos financeiros, seu score será alto. Caso você tenha contas em aberto ou em atraso, dívidas ou mesmo esteja com o nome negativado devido a inadimplência, seu score será baixo.

Segundo o SERASA, algumas contas são mais importantes do que outras. O cartão de crédito, empréstimos e financiamentos, e o cheque-especial são as categorias que mais influenciam no score.

Depois temos as contas de consumo como água, energia, telefone e internet. E, por último, as demais contas.

Além disso, a quantidade de vezes que seu CPF ou CNPJ é consultado também influencia. Segundo o SERASA “Quando uma empresa consulta seu CPF, essa informação é adicionada na análise do seu perfil financeiro porque prevê que a sua renda provavelmente estará comprometida no futuro.” Ou seja, se você estiver buscando por crédito, seu CPF pode ser consultado. Se o número de consultas for muito alto, pode indicar um risco, já que você pode se comprometer com um empréstimo em breve.

Outro fator considerado é a evolução da sua saúde financeira. Quanto mais jovem você for, menos dados você terá gerado para o sistema financeiro. Por isso, quanto maior o seu histórico e quanto mais dados houver sobre você, melhor. 

Como saber meu score?

Para consultar seu score de crédito é muito simples e gratuito. Embora cada banco tenha um cálculo específico para fazer a análise de crédito, o cálculo feito pela SERASA é uma ótima base para saber o seu score de crédito. Veja aqui como acessar o seu score.

  1. Primeiramente, entre no site da SERASA Score;
  2. Digite seu CPF;
  3. Crie um cadastro;
  4. Aceite os termos de uso;
  5. Pronto! Você terá acesso ao seu score e também a contas em aberto possíveis de serem negociadas online com até 90% de desconto!

No site, você também terá acesso ao seu histórico, acompanhando as vezes que o score aumentou ou abaixou. 

Como melhorar o score de crédito?

Segundo o SERASA, existem 4 fatores que influenciam o seu score:

  1. Histórico financeiro: pagamentos de crédito nos últimos 12 meses e dívidas dos últimos 5 anos;
  2. Compromisso com crédito: a quantidade de compromissos assumidos em empréstimos, financiamentos, cartão ou cheque especial;
  3. Consultas em seu nome;
  4. Evolução da sua saúde financeira.

Por isso, para melhorar o score é preciso atuar nestas 4 áreas. Em primeiro lugar, é preciso ter o nome limpo e pagar as dívidas em dia.

Entre em contato com seus credores, utilize a Lei do Superendividamento e quite todas as suas dívidas. Você também pode negociar suas dívidas online no próprio site do SERASA e ver sua pontuação subir rapidamente por meio do SERASA Turbo.

Depois, solicite que seu nome seja retirado da lista de inadimplentes.

Para isso, faça uma organização financeira anotando tudo o que deve, quais as taxas de juros. Uma boa opção é trocar dívidas caras por dívidas baratas. Você pode fazer um empréstimo para quitar todas as dívidas que taxas de juros mais atrativas. Os empréstimos com garantia são uma excelente opção pois são os mais baratos do mercado.

Em segundo lugar, é preciso fornecer dados ao sistema financeiro. Atualize seus dados no SERASA, no banco e nas instituições financeiras que você tenha empréstimos. Todos devem atestar o mesmo endereço e dados pessoais.

Para fornecer mais dados você também pode utilizar mais produtos bancários como cartão de crédito, seguros e consórcios. Você também pode conectar a sua conta bancária ao SERASA clicando aqui.

Por fim, atualize o seu Cadastro Positivo. O Cadastro Positivo considera as suas informações financeiras positivas para calcular seu score de forma mais assertiva. Clique aqui para acessar o seu.

É possível pagar para melhorar o score?

Não! Apesar de existirem muitos sites que oferecem um aumento imediato no score, não se passa de fraude. O sistema financeiro é muito seguro e qualquer violação a ele é um crime. Na verdade, o seu score pode piorar depois de ações como essa e você ainda pode sofrer as consequências legais. Melhorar o score leva tempo, então é preciso organização financeira e paciência.

Não deixe de conferir nossos outros conteúdos. Quer receber novidades e conteúdos do Momento Finanças direto pelo celular? Participe do nosso canal no Telegram. 😉

[mc4wp_form id="1268"]
Achamos que você vai gostar