Outras

Planejamento financeiro 2022: passo a passo completo

Se você quer que 2022 seja realmente diferente na sua vida, nada melhor do que fazer um planejamento financeiro para organizar suas finanças, poupar e conquistar suas metas! Por isso, nesse artigo vamos te dar o passo a passo completo para se planejar e tirar seus sonhos do papel. 

2022 vem passando e muita gente já se deu conta de que não conseguiu economizar e poupar como desejava em anos passados. Afinal, todos nós passamos por dificuldades, mas a economia começa a se aquecer novamente e como todo ano ano, esse é um momento de renovar a esperança e traçar seus objetivos.

Certamente, existem poucas metas que podem causar tanto impacto na sua vida quanto o planejamento financeiro. Afinal, é através do dinheiro que podemos fazer nossos projetos e sonhos acontecerem!

Dessa forma, o planejamento financeiro 2022 é o primeiro passo para realmente ter um mudanças em nossas vidas. Comece agora mesmo com esse passo a passo completo!

Passo 1 Planejamento financeiro 2022– Autoconhecimento

Esse passo é o mais importante, porém é muito ignorado. As pessoas não sabem, mas economizar é difícil principalmente por motivos emocionais. Não queremos negar que a inflação, o desemprego e toda a crise econômica que estamos vivendo influencia demais as finanças das famílias brasileiras!

Porém, você já reparou como algumas pessoas que não tem uma situação econômica tão confortável, mesmo assim conseguem economizar e viajar no final do ano, pagar a faculdade dos filhos ou comprar algo de que precisam à vista? 

De forma oposta, algumas pessoas ganham muito bem mas mesmo assim estão afundadas em dívidas e não conseguem nem pagar as contas básicas como aluguel.

Isso acontece porque as nossas decisões financeiras, na maioria das vezes, não são racionais. Por isso é preciso entender como você gasta e porque gasta. Para isso, separe um tempo e reflita sobre essas questões:

  • Qual é a prioridade número 1 para mim?
  • Estou conseguindo investir tempo, dinheiro e energia nessa prioridade?
  • O que me distrai dessa prioridade?
  • Tomei decisões financeiras erradas por cansaço, stress ou insegurança?
  • Compro por mim ou pelo que os outros vão pensar de mim?
  • Meus gastos têm melhorado minha vida?
  • Com o que eu deveria gastar para, de fato, melhorar minha vida?
  • Tenho medo de pensar e falar sobre dinheiro?
  • Acredito que o meu valor como pessoa está ligado ao quanto eu ganho e ao que compro?
  • Minha família vai me amar menos se eu não comprar tudo o que desejam?

Com essa análise profunda sobre você mesmo e as situações do seu cotidiano, você pode começar a perceber que suas decisões financeiras têm sido mais emocionais do que racionais. Assim, você conseguirá identificar emoções e pensamentos que te fazem gastar de forma errada e corrigi-los a tempo.

+ Como fazer um planejamento financeiro

Passo 2 – Constância no seu Planejamento financeiro 2022

O planejamento financeiro 2022 não pode ser só uma planilha ou folha de papel. Para que um planejamento seja útil, ele precisa ser executado. E um planejamento anual precisa ser executado durante 12 meses. 

Primeiramente, queremos que você entenda que não vai ser fácil e que vai ter semanas e meses em que você vai falhar. Isso é normal. Porém, você deve ter força de vontade para sempre retomar de onde parou. Esse é um dos passos mais importantes para que o seu planejamento financeiro 2022 funcione.

+Saiba como definir metas financeiras e cumpri-las em 2022

Passo 3 – Analise todas as suas finanças

Dessa maneira, chegou a hora de partir para a prática. Use a fatura do seu cartão, os extratos do banco e os boletos para destrinchar todos os seus recebimentos e gastos.

Anote, pelo menos, os dados dos últimos 30 dias. Para ter uma ideia melhor, faça uma média dos últimos 3 meses, principalmente se seus gastos e recebimentos variam muito de mês a mês.

Agora você já sabe o que gasta e o quanto recebe. Certamente, apenas olhando para esses dados você já pode ter uma boa ideia de desperdícios e oportunidades. Pode perceber também que está gastando tudo o que ganha ou mais do que ganha!

É a partir dos dados que podemos tomar boas decisões.

Por isso, separe os seus gastos em 3 categorias:

  • Essenciais: tudo o que você precisa para manter uma qualidade de vida mínima para você e sua família (impostos, comida, moradia, água, energia, transporte, educação);
  • Supérfluos: tudo o que não é essencial;
  • Desperdício: coisas que você paga sem nenhuma necessidade, que não dão qualquer retorno para você (assinaturas que não utiliza, multas e juros, coisas que comprou e nunca usou, taxas de bancos).

A partir daí você deve cortar o desperdício, reduzir os supérfluos e rever os essenciais. Se o orçamento está muito apertado e não há perspectiva de ganhos extra, você pode se mudar para um local mais barato ou trocar o carro pelo ônibus, mas comece reduzindo os demais antes de partir para os gastos essenciais.

+ Confira essa calculadora para controlar seus gastos.

Passo 4 – Defina orçamentos

Sobretudo, se você já conhece seus gastos e já sabe o quanto pode economizar, agora, uma boa maneira de manter o seu planejamento financeiro 2022 é definir orçamentos. Você pode usar as categorias acima.

Nossa sugestão é gastar:

  • 50% da sua renda com gastos essenciais;
  • 30% com supérfluos;
  • 20% para reserva de emergência e outros investimentos.

Se preferir, também pode separar os orçamentos por outras categorias, como Alimentação, Educação, Casa.

Passo 5 – Baixe um aplicativo de finanças pessoais para manter seu Planejamento financeiro 2022

Viu como simplesmente organizar suas finanças já foi uma boa maneira de iniciar seu planejamento financeiro 2022? Agora baixe um aplicativo para manter esse controle durante o ano todo. Em muitos você pode definir os seus orçamentos, acompanhar suas entradas e saídas e acompanhar suas metas de investimento.

Passo 6 – Defina metas viáveis

Antes de mais nada, comece com metas pequenas e viáveis. Os seus orçamentos e metas devem ser possíveis. Comece com pequenos passos. Por exemplo, poupar 10% da sua renda para a reserva de emergência ou um projeto seu. Após conseguir poupar 10% durante 3 meses, você pode passar para 15% e assim por diante.

+ Reserva de emergência: por onde começar?

No entanto, mantenha o seu controle através do aplicativo para sempre acompanhar suas metas. Ao concluir uma meta, celebre. Por exemplo, que tal trocar os lanchinhos fora durante o expediente de trabalho por um belo jantar romântico? Essa é uma meta pequena, viável e que traz em si a celebração do seu objetivo.

Agora que você já tem o passo a passo você já está pronto para fazer um planejamento financeiro e arrasar em suas finanças ao longo do ano.

Participe do nosso canal no Telegram e receba os novos posts em tempo real.

[mc4wp_form id="1268"]
Achamos que você vai gostar