EconomiaEducação Financeira

Como dosar os gastos de final de ano

Os gastos de final de ano são muitos e difíceis de resistir! Por outro lado, é preciso planejar e economizar para as contas de janeiro como IPTU, IPVA, matrícula e material infantil. Por certo, trouxemos esse artigo, para te explicar como dosar os gastos de final de ano e começar 2022 no azul!

Chegou a época mais gostosa do ano! As férias em família, aquela viagem tão esperada e o simples fato de olhar para trás e se sentir bem pois, apesar de tudo, conseguimos passar por mais um ano!

Esse conjunto de emoções faz com que nessa época a gente relaxe. E isso é normal e saudável. Mas acabamos também relaxando em uma área muito importante: as finanças pessoais

Ao mesmo tempo que você acaba recebendo férias e 13º, ou aumente suas vendas caso você seja comerciante, os gastos aumentam junto com o recebimento! Em janeiro, chega o IPTU, o IPVA, a matrícula dos filhos, o material escolar, ou seja quem exagerou nos gastos de final de ano, já começa 2022 com as finanças bagunçadas!

Por isso, separamos uma série de dicas para você dosar os seus gastos de final de ano. Vamos começar?

1. Encare suas finanças

Por exemplo, para muita gente falar ou mesmo pensar em dinheiro é algo muito estressante. Algumas pessoas não querem saber o quanto gastam e só conseguem parar quando o cartão atinge seu limite.

No final do ano, a pressão social para estar bem vestido, dar presentes e viajar é alta e podemos fazer ainda mais gastos impulsivos.

Porém, esse comportamento transforma seu problema em uma bola de neve. A única maneira de reduzir seus gastos de final de ano é encarar suas finanças de frente e agir de acordo com a sua condição financeira.

Por outro lado, não tenha medo ou vergonha de conversar com a sua família sobre dinheiro. Se você precisa economizar, todos devem fazer sacrifícios e se apoiarem nesse momento. 

Isto é anote todos os seus gastos e recebimentos. Veja o quanto você realmente pode gastar. Se houver dívidas, elas são prioridade. Se precisar fazer uma ceia mais simples, adiar a viagem ou trocar os presentes caros por um amigo secreto, não se envergonhe.

Por isso lidar com as finanças de forma equilibrada será um motivo de orgulho para sua família.

2. Priorize os gastos essenciais

É claro que comprar presentes para a família é muito mais divertido do que pagar o IPTU. Porém, a tranquilidade de estar com as contas em dia é a melhor sensação do mundo para você e para sua família!

Então, não se esqueça de priorizar o pagamento dos gastos essenciais e só com o que sobrar planejar suas festas.

Alguns gastos de final de ano essenciais são:

  • IPTU;
  • IPVA;
  • DPVAT;
  • Matrícula escolar;
  • Materiais e uniformes escolares;
  • Reajustes de seguros ou outras mensalidades.

3. Defina um teto de gastos de final de ano

Mesmo que você não esteja tão apertado, é difícil não se perder na onda de gastos de final de ano. Roupas novas para as festividades, salão de beleza, presentes para toda a família, ofertas de Black Friday, comes e bebes para as ceias, viagens… 

Dá vontade de abraçar o mundo e sair passando o cartão sem pensar no amanhã. Por isso, é preciso definir um teto de gastos com tudo isso. Faça o seu controle financeiro, anotando os gastos e recebimentos.

Dessa maneira, retire os gastos essenciais e veja o quanto realmente você pode gastar com as celebrações e viagens. Uma boa é sacar esse dinheiro e fazer todas as compras em dinheiro.

Não dá na mesma? Na verdade não. Por incrível que pareça nosso cérebro não consegue calcular bem despesas quando usamos o cartão de crédito. Com ele, sentimos menos “dor” ao pagar e tendemos a gastar mais. Por isso, quando você saca o dinheiro, as compras serão mais conscientes.

Além disso, você vê quando o dinheiro está acabando e pisa no freio.

Se desejar, separe o dinheiro por envelopes. Por exemplo, um para os presentes, outro para o réveillon e um para viagens.

4. Seja criativo nos gastos de final de ano

O brasileiro é super criativo e na hora de economizar nos gastos de final de ano surgem várias ideias! Você pode inovar na hora de dar presentes e optar por presentes feitos manualmente. Na internet existem várias inspirações que podem te ajudar a transformar materiais simples em belos presentes.

Com essa prática, você economiza, passa um tempo relaxante preparando o presente e ainda encanta quem vai receber um presente tão afetivo

Além disso, você pode ser criativo na hora de planejar suas férias. Seja escolhendo um lugar mais perto, seja inventando passeios gratuitos dentro da sua própria cidade, a criatividade vai permitir que você viva férias diferentes, divertidas e claro, econômicas

5. Reutilize

Reutilizar não é só uma atitude econômica, mas também sustentável. Existem muitas coisas que compramos e só utilizamos uma vez ao ano. Será que elas não podem ser reutilizadas?

Por exemplo, você não deve ter vergonha de repetir vestidos ou roupas nas festas. Reutilize aquele visual que você usou no último batizado sem medo. Mude alguns detalhes, como acessórios, e você terá uma aparência ótima.

Dessa forma mesmo as embalagens de presentes podem ser reutilizadas. Ensine as crianças a não rasgarem e reutilizarem as embalagens. 

No entanto outra prática sustentável é trocar. Você pode trocar acessórios, roupas, sapatos com seus amigos e assim todos ficam com algo “novo”. Troque uma torta que você sabe fazer bem por uma maquiagem que aquela colega leva jeito. 

Por fim troque até enfeites se estiver cansado de ter sempre a mesma decoração! Temos certeza que você vai encontrar pessoas que vão embarcar nessa ideia.

Para ser ainda mais criativo, dê uma olhada no Pinterest e tenha diversas ideias de como inovar.

+ 9 dicas para economizar nos gastos de final de ano

Em resumo, aproveite todas as dicas ditas aqui no artigo e aproveite suas férias economizando. Boa viagem!

Não deixe de conferir nossos outros conteúdos. Quer receber novidades e conteúdos do Momento Finanças direto pelo celular? Participe do nosso canal do Telegram . 😉

[mc4wp_form id="1268"]
Achamos que você vai gostar