EconomiaEducação Financeira

Planeje suas férias de final de ano e economize

O final de ano está chegando e junto com ele vem as tão esperadas férias de final de ano! Para a maioria das famílias, essa é a única data em que todos podem viajar juntos, aproveitando as férias escolares dos filhos e o recesso de Natal e Ano-Novo.

Contudo depois de um ano turbulento como esse, quem não quer tirar uma folga e curtir um pouco com a família, não é mesmo? Porém, os altos custos podem ser um impeditivo e tornar o passeio de final de ano um problema no orçamento familiar.

Por isso, nesse artigo vamos te ensinar como economizar nas férias e ainda aproveitar esse merecido descanso. Vamos ver o que pode diminuir os gastos com as férias de final de ano?

+ 9 dicas para viajar gastando pouco

1. Se planeje para economizar nas férias de final de ano

Se planejar com antecedência ainda é a melhor maneira de economizar nas férias de final de ano. Isso porque você consegue poupar um pouco do dinheiro e ir aproveitando as oportunidades de passagens e hotéis que aparecem ao longo do ano.

Entretanto, para se planejar, defina o local que deseja visitar e a data. Faça orçamentos e pesquisas de preço na internet e defina uma estimativa de quanto dinheiro vai gastar

A princípio defina uma porcentagem dos seus ganhos mensais para poupar para sua viagem ou compre as passagens e hospedagem com antecedência e já comece a pagar as parcelas para quando sua viagem chegar você já ter pago pelo menos uma parte!

2. Saiba quanto você pode gastar nas férias de final de ano

Se a grana está curta ou você não se planejou com antecedência, mas ainda quer viajar e aproveitar as férias de final de ano, temos uma dica para você. A maioria das pessoas escolhe primeiro o lugar que quer ir e fica sonhando com os melhores hotéis. Não há problema nenhum nisso, caso você já esteja com as suas finanças organizadas e não fique o resto do ano seguinte inteiro pagando pela viagem de uma semana que fez nas férias.

Agora se você está com o dinheiro contado, porque não inverter o pensamento? Ao invés de fazer seu orçamento dar conta da sua viagem, por que não fazer sua viagem caber no seu orçamento?

Ou seja, primeiro defina quanto dinheiro você tem e pode gastar sem sofrer no futuro. Depois, escolha um passeio que pode ser feito dentro desse orçamento. Existem muitos locais desconhecidos de turismo regional. Ou talvez você possa visitar aquele lugar dos seus sonhos viajando de ônibus e ficando em um hotel mais barato.

3. Escolha o meio de transporte

Calcular o valor do transporte é essencial para a sua economia. Muita gente prefere andar de avião, outros já imaginam que com o carro vão economizar. Mas é preciso realmente colocar tudo na ponta do lápis para entender o que vale mais a pena.

Além disso, compare os preços de ônibus, avião e carro particular ou alugado. Pesquise sobre o seu destino e veja como é o transporte público, qual seria o valor dos aplicativos de transporte para os principais passeios, qual o valor da diária do estacionamento, qual é o preço do combustível e se há pedágios.

4. Coloque alertas nos sites de passagens

Apesar de que quem vai viajar de avião nas férias de final de ano já sabe que as passagens serão uma parte significativa dos gastos. O preço das passagens varia muito, de acordo com datas, horários e quantidade de passagens já vendidas.

Mas existe um recurso que pode te ajudar a encontrar as passagens mais baratas. É o chamado alerta de preço e ele está disponível na maioria dos sites de viagens e de companhias aéreas.

Veja aqui como monitorar os preços no SkyScanner.

5. Inove na acomodação das férias de final de ano

No entanto você sabia que muitas vezes é mais barato alugar uma casa de estação do que pagar um hotel? O AIRBNB oferece casas, apartamentos e quartos para aluguel em diversos lugares. Na hora de escolher, você pode optar por uma casa maior e talvez dividir os custos com amigos ou familiares.

Além disso, em espaços com cozinha você economiza muito na hora da alimentação.

Por outro lado, se preferir hotel, pesquise os melhores preços em sites como o Booking. Mas atenção! Em ambos os casos, veja os comentários de pessoas que já se hospedaram antes de efetuar sua reserva.

6. Aposte nos pacotes

Os pacotes de viagens de férias de final de ano realmente podem sair mais barato do que comprar a passagem e a hospedagem separada. Aqui, uma boa dica é não se fixar a um único destino, mas aproveitar a oportunidade de pacotes que estejam disponíveis na data que você procura.

Quem sabe você não se surpreende e acaba conhecendo um lugar maravilhoso que antes nem pensava em colocar na sua viagem?

7. Defina um teto de gastos diário

A passagem, a hospedagem e o transporte costumam representar os maiores gastos das férias de final de ano. Porém, assim que você chega ao seu destino, também existe uma série de gastos inesperados e, às vezes, desnecessários.

Passeios, restaurantes, cafés, presentes, roupas, objetos de decoração ou alimentação típicos da região. A vontade é de colocar tudo na mala e passar o cartão sem se preocupar com o amanhã. Mas é por isso que você deve estimar um teto de gastos diário.

Calcule o que pretende (e pode) gastar na viagem e divida pelo número de dias que passará nas suas férias de final do ano. Assim você saberá quanto pode gastar por dia e manterá o orçamento original.

8. Faça passeios de baixo custo ou gratuitos

Portanto nem todos os passeios das suas férias precisam ser pagos! Fuja um pouco das atrações turísticas para ter mais momentos relaxantes e economizar. Fazer um piquenique, visitar museus gratuitos, passear no parque ou na praia, ver o pôr do sol de um mirante: tudo isso são passeios gratuitos que você pode incluir nas suas férias de final de ano!

Afinal, agora que você já aprendeu a economizar, boa viagem!

Gostou deste conteúdo? Faça parte também do nosso canal no Telegram e receba nosso conteúdo assim que sair.

[mc4wp_form id="1268"]
Achamos que você vai gostar