EconomiaNegócios

8 Dicas de como economizar na Black Friday

Dia 26 de Novembro acontece a tão esperada Black Friday. Essa data surgiu nos Estados Unidos e é a abertura oficial da temporada de compras para o Natal. Aqui no Brasil a Black Friday também faz muito sucesso e é uma das melhores datas para comprar todo tipo de produtos com desconto. 

Certamente muita gente passa o ano todo aguardando as ofertas da Black Friday e aproveita a data para adquirir aqueles itens tão desejados. Sobretudo, sempre tem quem extrapola e acaba comprando mais do que deve. Às vezes algumas pessoas ao invés de usar a data para economizar, acabam gastando demais e ficam o resto do ano pagando por compras que não necessitam.

Isso já aconteceu com você? Então, que tal esse ano realmente fazer economia na Black Friday? Afinal, o Brasil ainda está passando por um momento delicado em sua economia e agora não é hora de sair muito do orçamento. Por isso, nesse artigo vamos te dar dicas valiosas como de fato economizar na Black Friday.

1. Faça uma lista de compras

Não é só no supermercado que uma lista de compras ajuda. Existem muitas ofertas de Black Friday e muitas coisas que vão chamar a nossa atenção e deixar aquela vontade de passar o cartão sem pensar no amanhã.

Às vezes até compramos tudo, menos o que queríamos inicialmente! Para que isso não aconteça você precisa ter uma lista de compras.

Elenque os itens que precisa comprar em ordem de importância e urgência. Revise sua casa e trabalho e lembre-se daquilo que você está precisando há muito tempo mas ainda não conseguiu comprar. Algumas coisas podem ser menos prazerosas do que outras, mas você deve pensar primeiro na necessidade

2. Faça uma pesquisa de preços antes da Black Friday

Muita gente vai pela emoção e se encanta pelos anúncios de descontos de 50% ou mais. Porém, será que esse desconto é real? Muitas lojas acabam aumentando os preços pouco antes da Black Friday para então dar um desconto sobre o preço superfaturado. Aquela conhecida prática em que você paga “a metade do dobro” e acaba saindo elas por elas.

Por isso, você precisa saber quanto custa cada item da sua lista normalmente, sem descontos. No site ZOOM você consegue comparar preços e ver o histórico daquele produto. Ou seja, quanto ele custou nos últimos meses e o quanto esse preço variou.

Anote ao lado de cada produto da sua lista o preço médio e o valor mais baixo que aquele produto custou nos últimos meses. Na hora de conferir as ofertas de Black Friday, você vai saber se aquele desconto é real e vale mesmo a pena.

3. Pesquise bem os produtos

Não escolha apenas o mais barato. Pesquise bem os produtos que você quer comprar. No caso de eletrônicos, por exemplo, existe uma série de detalhes que você precisa entender para escolher aquele que atende às suas necessidades.

Se você quer comprar uma televisão, selecione dois ou três modelos que gostou e pesquise por eles nas ofertas. Caso encontre outro modelo, pesquise antes de comprar.

4. Separe um orçamento e método de pagamento

Dessa maneira não adianta só fazer uma lista de compras . É preciso saber o quanto realmente podemos gastar na Black Friday. Reveja o seu orçamento mensal e identifique de onde virá o dinheiro para pagar essas compras:

  • Você vai receber férias e 13º? Separe então uma parte desse dinheiro para as suas compras de Black Friday!
  • Vai parcelar as compras e elas terão que se encaixar no seu orçamento? Nesse caso é preciso saber qual o valor mensal que você pode comprometer em parcelas e entender que possivelmente isso impedirá outras compras futuras.

Além disso, verifique o limite do seu cartão de crédito e pague a fatura antecipadamente se precisar liberar mais. Imagina só achar aquela oferta incrível e na hora de fechar o pedido, sua compra ser barrada por falta de limite no cartão?

5. Compare os preços durante a Black Friday

Na emoção da hora, a gente só quer comprar logo nossos produtos, não é mesmo? Mas é preciso que você compare os preços para realmente garantir o melhor desconto de Black Friday.

Dessa forma, utilize sites como o Zoom, Buscapé e BuscaDescontos, que comparam os preços das maiores lojas do Brasil. 

6. Não se esqueça do frete

Quando a gente vai olhar o desconto, é aquela beleza! Mas somando com o frete acaba ficando até mais caro. Quem nunca passou por isso? Portanto, é importante calcular o valor da compra toda com o frete.

Selecione pelo menos 3 sites que vendem o produto que você deseja com desconto e faça a simulação de frete em cada um. Pode ser que o que tem um desconto maior fique mais caro por causa do frete e você acaba pagando mais à toa.

7. Comece suas compras cedo na manhã da Black Friday

Há uma tendência de mercado de que os descontos sejam maiores logo no início do dia. Isso porque os comerciantes já desejam ter suas vendas garantidas para fazerem uma melhor estimativa dos lucros e ir alterando suas ações durante o dia.

Além disso, muitos itens são limitados e pode ser que esgotem antes de você começar a sua compra. Para evitar que isso aconteça, se planeje para acordar mais cedo ou mesmo usar a madrugada (se você é do tipo coruja) para fazer suas compras de Black Friday.

8. Use cashback na Black Friday

Já imaginou se, além de ganhar um belo desconto de Black Friday, você ainda recebesse parte do seu dinheiro de volta? Isso existe e se chama cashback! Sites como Méliuz e AME oferecem parte do seu dinheiro de volta quando você faz um cadastro e compra por dentro do site ou aplicativo. 

Esses sites são parceiros das maiores lojas do Brasil e são confiáveis. Então por que não economizar ainda mais na Black Friday?

Por fim, separamos 10 dicas para se prevenir contra os golpes na Black Friday, confira nesse artigo aqui.

Se você deseja receber os nossos conteúdos em primeira mão diretamente do seu celular, cadastre-se agora mesmo em nosso canal do Telegram.

Boas compras e boa Black Friday!

[mc4wp_form id="1268"]
Achamos que você vai gostar