Educação FinanceiraNegócios

7 dicas para saber antes de contratar um empréstimo

Hoje em dia, contratar um empréstimo é algo super acessível, afinal, cada vez mais linhas de crédito e modalidades de empréstimo, bancos e instituições financeiras conseguem oferecer várias opções vantajosas. Porém, assumir essa dívida é algo que deve ser ponderado e planejado

Por isso, o Momento Finanças separou alguns tópicos essenciais aos quais você deve se atentar antes de contratar um empréstimo. Contudo, solicitar um crédito pode ser tanto uma mão na roda, que pode te ajudar a executar seus projetos, ou se for algo sem planejar uma tremenda dor de cabeça

Mas não se preocupe, vamos te dar o passo a passo para contratar um empréstimo e ter sucesso!

1. Avalie se o empréstimo é a melhor opção

Além disso alguns motivos para você contratar um empréstimo. Um deles é o pagamento de contas altas com curto prazo de pagamento. Por exemplo, emergências, reformas e construções ou investimento em uma oportunidade única.

Dessa forma, caso o prazo de pagamento seja mais longo e o valor das contas seja menor, você pode tentar economizar e juntar o dinheiro mês a mês.

Com um pouco de planejamento e controle financeiro, você pode cortar gastos supérfluos, encontrar uma renda extra e pagar suas contas sem precisar pagar juros por isso.

Outro indicador de que pode valer à pena contratar um empréstimo é que se possui dívidas ou contas atrasadas com juros muito altos, e pode conseguir crédito com taxas menores, vale a pena solicitar um crédito.

Muitas pessoas não sabem, mas os juros do rotativo do cartão de crédito e do cheque especial são os maiores do mercado e a maioria dos empréstimos pessoais oferecem taxas menores. Ou seja, nesse caso você economiza ao fazer empréstimo.

Outro ponto que deve ser levado em conta é que se nesse meio tempo, você não obter o dinheiro de outra forma, ´por exemplo, se o dinheiro que você precisa é para sua empresa, será que existe alguma forma de conseguir investidores ou patrocinadores?

Ou, você já pensou em vender coisas que não usa mais para conseguir o dinheiro que precisa? Considere suas opções e veja os próximos tópicos antes contratar um empréstimo.

2. Qual o valor da parcela que cabe no seu orçamento para contratar um empréstimo?

Para contratar um empréstimo, você precisa primeiro organizar suas finanças. Dessa maneira faça uma avaliação de todos os seus gastos e recebimentos. Isto é, veja onde pode cortar gastos, quais suas dívidas e quais os prazos de pagamento. 

Com base nessa análise, subtraia o que você gasta do que você recebe. Seja como for, a parcela do seu empréstimo deverá ser menor do que o que sobrar para caber no seu orçamento mensal. Considere contas fixas e não fixas. Caso não tenha um salário, faça uma média dos seus ganhos

+Clique aqui e veja 7 dicas para o controle das despesas do dia a dia

3. Qual o valor que preciso para contratar um empréstimo ?

Você precisa ter um projeto pronto antes de contratar um empréstimo. Para assim, saber exatamente como o dinheiro será aplicado, em quanto tempo e qual o valor total que você vai precisar. 

Faça orçamentos com profissionais envolvidos no projeto e peça descontos para pagamento à vista. Calcule a margem de erro, pois muitos projetos acabam saindo mais caros do que o orçamento inicial.

Com toda a certeza, não se baseie em achismos! Faça pesquisas de preço, negocie descontos e tenha o seu orçamento definido antes de contratar um empréstimo.

4. Conheça os tipos de empréstimo

Agora que você já sabe quanto dinheiro irá precisar e qual o valor da parcela que cabe no seu orçamento, pode escolher os prazos ou as taxas de juros que mais se adequam à sua realidade

Existem muitos tipos de empréstimos, mas vamos citar dois muito vantajosos: o empréstimo consignado e o empréstimo com garantia. Dois empréstimos que possuem as menores taxas de juros e o maior prazo para pagamento. Por isso, são os mais seguros para não prejudicar sua vida financeira.

Empréstimo Consignado

O empréstimo consignado é uma modalidade em que as parcelas são descontadas diretamente da folha de pagamento ou do benefício do INSS. Ele é exclusivo para funcionários públicos, funcionários privados do regime CLT e aposentados ou pensionistas do INSS.

No empréstimo consignado, as parcelas não podem ultrapassar 35% do valor do seu salário ou benefício e o prazo máximo é de até 72 meses para aposentados e pensionistas do INSS, até 96 meses para funcionários públicos. Para funcionários privados, o prazo varia, mas costuma ser de no mínimo 48 meses.

Clique aqui para saber tudo sobre empréstimo consignado.

Empréstimo com Garantia

Outro tipo muito vantajoso é o empréstimo com garantia. Se você vai solicitar essa oferta, oferecer um bem como garantia é um bom negócio, pois te dará condições excelentes de prazo e juros. Os bens mais comuns são imóveis e automóveis e eles devem estar quitados e no seu nome para poder entrar como garantia.

Os valores são maiores, começam em R$30 mil e podem chegar a R$3 milhões. Então, esse é um empréstimo bom para quando você precisa de mais dinheiro. As taxas de juros começam em aproximadamente 0,79% ao mês e o prazo é de até 240 meses. Ou seja, você terá muito tempo para quitar essa dívida.

Ficou interessado? Saiba mais sobre o Empréstimo com Garantia nesse artigo completo.

banner-blog-simulacao-de-credito-veja-agora

5. Conheça as instituições antes de solicitar um empréstimo

Bancos e instituições que oferecem crédito e é importante que você escolha uma empresa de confiança. Procure o banco em que você já tem conta, pois podem oferecer boas condições baseadas no seu histórico

Empresas digitais, que podem oferecer taxas mais baratas. Tenha certeza que essa instituição tem a permissão de funcionamento do Banco Central (veja a lista das instituições autorizadas aqui).

Na EasyCrédito você faz a sua simulação em diferentes empresas de crédito ao mesmo tempo e pode comparar ofertas. Todas legalizadas e garantidas.

6. Leia o contrato e entenda as condições

Por mais óbvio que pareça, muitas pessoas ignoram essa orientação. Leia o contrato atentamente e entenda bem as condições do empréstimo. Considere o Custo Efetivo Total (CET) para saber o quanto realmente vai pagar, pois ele inclui todos os encargos, juros e tributos relacionados ao empréstimo.

7. Cuidado com golpes na hora de contratar um empréstimo

Além disso, é importante que você se proteja para não cair em golpes. Não dê seus dados pessoais e bancários por email, telefone, SMS, whatsapp ou redes sociais. Esse não é o procedimento de instituições financeiras de segurança.

Não aceite que terceiros, como consultores ou “funcionários”, te auxiliem a contratar um crédito, pois podem estar agindo de má fé. Fale diretamente com as instituições financeiras de confiança por seus canais oficiais.

Pronto! Agora sim você pode contratar um empréstimo com toda segurança. Boa sorte!

Não deixe de conferir nossos outros conteúdos. Quer receber novidades e conteúdos do Momento Finanças direto pelo celular? Participe do nosso canal no Telegram. 😉

[mc4wp_form id="1268"]
Achamos que você vai gostar