CréditoEducação Financeira

Como Aumentar o Score de forma 100% Segura e Legal

Nesse artigo, vamos te explicar o que é o score, como ele é calculado e o que você deve fazer para aumentar o seu score de forma 100% segura e legal.


Aumentar o score é fundamental para que pessoas físicas ou jurídicas consigam soluções de crédito junto às instituições financeiras.

Mas em um momento de desespero, muitos podem acabar usando truques ou mesmo ferramentas ilegais para aumentar o score e na verdade gerar um efeito contrário ao desejado, e acabar com seu CPF ou CNPJ ficando ainda mais sujo frente a essas empresas.

Por isso, leia até o final e siga o passo a passo para conseguir uma boa avaliação nos principais scores do país de um jeito seguro, sem golpes.

O que é Score de Crédito?

Score de crédito é uma espécie de nota para avaliar a capacidade de pagamento de alguém, ou seja, a maior probabilidade da pessoa honrar (ou não) o compromisso assumido. 

Por isso, quando solicitamos um empréstimo ou cartão, temos o score consultado pelas empresas. Afinal quem não gostaria de um bom pagador?

+ Como sair das dívidas ganhando pouco

Como o score é calculado?

Não existe um jeito único nem uma fórmula simples para isso. Normalmente cada lugar adota um sistema bastante específico.

Por outro lado, o ingrediente comum de quase todas as instituições, são as informações públicas vindas de empresas que trabalham exatamente com esse serviço, os chamados: bureaus de crédito.

Você pode estar pensando nunca ter ouvido falar estes nomes, mas se eu te disser que a Boavista, o Serasa e SPC são exemplos de bureaus, acredito que a conversa fica bem mais tranquila. 

O que você realmente precisa saber é que o score costuma variar entre 0 e 1.000 pontos, e quanto mais alto ele for, então menor a chance da pessoa ser inadimplente para uma empresa.

  • 0 a 300 pontos – alto risco de inadimplência
  • 301 a 700 pontos – risco médio de inadimplência
  • 701 a 1.000 pontos – baixo risco de inadimplência

+ Conheça a PIKI: Empréstimo na conta de consumo

Vantagem de ter um bom score

Uma vez que solicitamos uma solução de crédito, seja: Cartão de Crédito ou Empréstimo, as empresas verificam o score dos futuros clientes para decidir na liberação ou não do serviço.

Sendo assim, a grande vantagem de se ter um bom score é maiores chances na liberação do produto, além de limite maior, no caso do cartão e ofertas melhores no caso do empréstimo.

Por exemplo: tempo maior para pagamento com taxa de juros menores e valores melhores.

Por isso, vamos te mostrar alguns hábitos que ajudam a aumentar mais rápido seu score e sua chances de acesso as soluções de crédito melhores. Vamos lá!

1 – Planejamento para aumentar score

É comum empresas buscarem por linhas de crédito para se expandir, contratar novos funcionários, comprar equipamentos ou salas maiores e até quitar dívidas.

E o mesmo acontece com pessoas físicas, que precisam de empréstimos para comprar uma casa ou carro novo, pagar a faculdade de um filho e muitas outras situações.

Por outro lado, elas acabam buscando esses empréstimos apenas no último minuto e não têm tempo para aumentar o seu score da forma como gostariam. Aumentar o score não é um processo imediato.

Por isso, busque se planejar com alguns meses de antecedência, antecipando reformas, mudanças, expansões e outros projetos.

2 – Limpe seu nome no SPC e SERASA

Dívidas ativas são o principal critério para um score baixo e são o primeiro passo para aumentar o seu score. Portanto, negocie com credores, veja dívidas que já prescreveram, faça permutas; mas limpe o seu nome. Essa deve ser a sua prioridade e é a única maneira legal de realmente ter um score positivo.

Além disso, você pode utilizar de sites confiáveis, como o Serasa Limpa Nome, para consultar seu CPF ou CNPJ gratuitamente, negociar dívidas, gerar um acordo e pagar suas dívidas. 

3 – Não atrase suas contas

Faça o possível para pagar suas contas em dia. Pois, quanto mais houver atraso, mais você será visto com ressalvas pelos bancos e instituições de crédito. Então, se o seu problema é o esquecimento e sobrecarga de tarefas, coloque suas contas no débito automático

Agora, se você realmente está gastando mais do que ganha, veja essas dicas para reduzir custos e ter uma vida financeira mais equilibrada.

4 – Limpe seu histórico de consultas junto ao Serasa

Outro ponto importante se você quer aumentar seu score, é solicitar ao Serasa a limpeza do histórico de consultas pelo seu CPF ou CNPJ.

Pois esse histórico mostra todo mundo que já pesquisou pelo seu score e pode indicar que você está pedindo crédito em vários lugares diferentes e causar desconfiança nas instituições financeiras. 

Limpar o seu histórico é gratuito e pode ser feito em qualquer agência da Serasa.

5 – Atualize seus dados cadastrais na Serasa

Antes de mais nada mantenha seus dados atualizados. Afinal, imagine que você pediu um empréstimo ao banco e quando o gerente responsável pelo seu pedido foi checar seus dados nas empresas de proteção de crédito, descobriu que seu endereço e telefone não batem com os informados na sua ficha. Muito provável que isso cause suspeitas e dificulte seu crédito ser aprovado.

Então, uma maneira simples, rápida e gratuita de aumentar score é simplesmente atualizar seus dados cadastrais no site ou em qualquer agência da Serasa.

+ O que você precisa saber sobre Empréstimo com Garantia

6 – Faça seu Cadastro Positivo para aumentar seu score

O Cadastro Positivo é uma iniciativa da Serasa para que você possa mostrar todas as contas que paga em dia! Ele dá uma oportunidade para que, não apenas suas dívidas ou contas em atraso sejam levadas em conta, mas também todos os saldos positivos que você acumulou ao longo da vida!

Além disso, profissionais autônomos que não tem comprovante de renda, podem utilizar o cadastro positivo para solicitar crédito.

7 – Utilize seu cartão de crédito e outros produtos do seu banco

Os bancos também têm seu próprio score, baseado na movimentação da sua conta. Caso você não tenha cartões de crédito, os banco não terão nenhum histórico sobre você e assim não poderão avaliar com clareza se você é ou não um bom pagador.

Sendo assim, para aumentar seu score: faça mais compras no cartão de crédito, pague em dia suas faturas e utilize outros produtos do seu banco, como financiamentos, investimentos, seguros, previdência privada, etc.

8 – Não contrate ferramentas ou profissionais que prometem aumentar seu score 

Por mais que seja tentador, não busque soluções mágicas para aumentar score. Essas ferramentas e “profissionais” não passam de um golpe e podem envolver práticas ilegais. Não existe nenhuma maneira imediata de aumentar score que não envolva pagar suas dívidas e limpar seu nome.

Infelizmente, muitas pessoas acabam recorrendo a esses mecanismos e têm seus scores ainda mais prejudicados, além de sofrerem golpes financeiros.

9 – Utilize o Score Turbo da Serasa

Assim que limpar o seu nome no Serasa Limpa Nome e fazer o seu Cadastro Positivo, você poderá aumentar seu score de forma rápida e 100% legal utilizando o Score Turbo da Serasa. Com ele, você recebe pontos a cada dívida paga e alavanca o seu score!

A vantagem dessa ferramenta é que ela promete um processamento rápido dos pagamentos e o aumento do seu score. Então, se você tem condições de fazer este investimento e precisa imediatamente da sua pontuação mais alta, essa é uma dica para acelerar essa subida.

simulação de crédito em mais de 30 instituições financeiras

Se você ainda tem dúvidas, deixe abaixo o seu comentário! Esperamos que esse artigo tenha te ajudado.

Participe do nosso canal no Telegram e receba os conteúdos do Momento Finanças direto pelo celular.😉

[mc4wp_form id="1268"]
Achamos que você vai gostar