EconomiaOutras

10 dicas para não cair nos golpes da Black Friday

Dia 26/11 é a chamada Black Friday. A data marca a temporada de compras para o Natal nos Estados Unidos e também tem sido uma febre aqui no Brasil. Mas você sabia que essa também é uma época com muitos golpes na internet?

A Black Friday está chegando e já podemos ver várias promoções na internet, nas redes sociais e no whatsapp. Embora essa seja uma boa oportunidade de comprar aquele item que você realmente precisa com um bom desconto, também é preciso ficar atento.

Nessa época principalmente, o número de golpes aumentam e muita gente acaba se arrependendo das compras por impulso. Nesse artigo, vamos te mostrar o que fazer para não cair em golpes na Black Friday e perder o seu dinheiro para criminosos que aproveitam especialmente na data.

+ Como organizar as finanças antes de solicitar um empréstimo?

1. Faça um planejamento

Já que você quer aproveitar a Black Friday, faça uma lista dos possíveis itens que deseja comprar e comece a pesquisar os preços desde já.

Dessa forma é muito comum que algumas lojas aumentem o preço pouco antes da Black Friday para depois oferecer um super desconto que na verdade é falso. A “metade do dobro” não chega a ser um golpe, mas é uma prática desonesta que muitas vezes engana o consumidor.

Assim, para não cair nela utilize o site Zoom para comparar os preços do produto que você quer comprar nas maiores lojas do país. Além da comparação, lá você vê o histórico de preços, que mostra o quanto o produto já custou e permite que você saiba se realmente está pagando barato.

2. Muita calma nessa hora

Os golpes da Black Friday acontecem porque as pessoas estão muito ansiosas e empolgadas para aproveitar os descontos. Mas lembre-se: decisões financeiras nunca devem ser feitas com pressa ou por impulso.

Tente resistir aos avisos de que falta apenas uma hora ou só restam duas unidades. Muitas vezes, eles não são verdadeiros e estão programados para aparecer sempre que você acessa os sites. Sim, isso acontece mesmo em sites grandes e legítimos e é uma técnica de marketing para forçar a compra.

Em resumo: respire fundo, pesquise e tome sua decisão com tranquilidade.

3. Cuidado com os juros no parcelamento

Muitas promoções mostram o valor do desconto sobre o preço à vista. Você faz a compra achando que vai pagar aquele valor, mas na verdade os juros do parcelamento acabam aumentando muito o valor final.

Por isso leia sempre as observações pequenas e fique atento.

4. Golpes da Black Friday: Sites falsos

Até agora falamos de práticas que podem ser desonestas, mas até então são legais e praticadas tanto por lojas falsas como pelas lojas verdadeiras. Portanto agora vamos começar a falar dos verdadeiros golpes da blackfriday, crimes que vão fazer você perder o seu dinheiro e que muitas vezes não são contidos pelas autoridades.

Um dos golpes mais comuns é falsificar uma página de uma loja de confiança. Os criminosos fazem um site muito parecido com o site das Lojas Americanas, por exemplo.

Nesse sentido, fique atento ao URL, que é aquele endereço que vem depois do www. Em lojas legítimas, esse endereço costuma ser simples e objetivo. Como é o caso, novamente, do site das Lojas Americanas que é www.americanas.com.br.

Outro sinal é o https://, que vem antes do www. Ele indica que o site é seguro

No final do site, também deve constar o CNPJ e selos de segurança como o Site Blidado. Esses selos precisam ser clicáveis.

Pesquise pelo CNPJ, endereço físico, veja se os telefones funcionam. Desconfie de CNPJs abertos recentemente.

Enfim, se tiver em dúvida ou achar algo suspeito, não compre!

5. Golpes da Black Friday: Lojas falsas

Além dos sites que copiam lojas reais, existem também os sites que criam uma loja fantasia para fazer vendas online. Desconfie se o valor do desconto for muito grande, não houver selos de segurança ou https.

Antes de comprar, em primeiro lugar, busque o nome da loja no Reclame Aqui.

Dê preferência a sites de lojas que você já conhece.

6. Promoção via whatsapp ou mensagem das redes sociais

Esse é um dos golpes mais fáceis! No momento em que chegarem promoções pelo seu whatsApp ou nas suas mensagens das redes sociais de estabelecimentos comerciais que você não conhece, de fato desconfie.

Se for um comércio local, prefira visitar o endereço e fazer a compra fisicamente, já saindo com o produto comprado. Ou busque por referências sobre aquele estabelecimento.

Em resumo, essa é também a forma mais fácil de comércios locais divulgarem suas promoções e não queremos tirar o incentivo a compra de pequenos comércios. Mas é preciso saber filtrar os comerciantes reais dos golpistas.

7. Pagamento via PIX ou boleto

Na Black Friday, evite pagar via PIX ou boleto. Embora esses pagamentos sejam muito práticos e possam te dar bons descontos, só faça se tiver 100% de certeza da legitimidade da loja.

Isso porque os pagamentos feitos por transferência e boleto são os mais difíceis de recuperar caso você caia em golpes da Black Friday.

8. Pague com o cartão virtual

O cartão virtual é um tipo de cartão criado unicamente para compras online. A maioria dos bancos disponibiliza o cartão virtual no aplicativo do próprio banco. A vantagem do cartão virtual é que você pode bloqueá-lo assim que perceber alguma movimentação estranha nas suas compras.

Desse modo você evita que novas transações sejam feitas com o seu cartão. Além disso, não precisa esperar para chegar outro cartão por correio e assim ficar com as compras travadas. Basta solicitar um novo cartão virtual pelo próprio aplicativo

+ Cartão de crédito: 5 coisas que você ainda não sabe

9. Golpes da Black Friday: Não compartilhe seus dados

Sobretudo não passe os dados do seu cartão pelo whatsapp, chats, mensagem ou telefone. Só insira os dados quando tiver certeza de que está dentro de um site seguro.

Ao usar aplicativos de compras, também tenha certeza que está no aplicativo original, que terá uma alta pontuação e comentários na loja de aplicativos.

10. Aproveite boas oportunidades

Por fim, agora que você já sabe como não cair nos golpes da Black Friday, saiba que com planejamento essa realmente pode ser uma boa oportunidade para comprar aquilo que você precisa. Para não ter que esperar até ano que vem, você pode fazer um empréstimo.

Dessa maneira é só escolher qual cautela o que for comprar e fazer suas compras com consciência. Boa sorte e boas compras.

Ficou alguma dúvida? Faça um comentário que o Momento Finanças te ajuda! Para receber todos os nossos conteúdos em tempo real entre em nosso canal do Telegram

[mc4wp_form id="1268"]
Achamos que você vai gostar